Como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’

Descubra como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’ no Ubuntu e derivados.

Meu laptop Ubuntu recentemente teve um problema de desligamento. Toda vez que eu desligava ou reinicializava a máquina, ela travava em uma tela em branco com a mensagem de texto “systemd-shutdown [1]: esperando pelo processo: crond" por mais de um minuto.

Abaixo, vamos ver como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’!

Como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’

Como corrigir o desligamento lento por causa do problema ‘systemd-shutdown[1]: waiting for process: crond’

De acordo com a palavra-chave ‘crond’, tem algo a ver com o trabalho de programação cron.

E, graças a este tópico, o usuário pode executar o comando abaixo em um terminal para listar todos os cron jobs da programação atual:
find /etc/cron* -type f | xargs ls -ltr

E aí você descobrirá que a tarefa agendada ‘/etc/cron.d/collect’ tenta executar um binário crond desconhecido em ‘/var/tmp’ a cada 10 minutos (por exemplo, 5:10, 5:20, 5: 30…). Portanto, o problema pode não ocorrer ao desligar/reinicializar alguns minutos após o login.

O diretório /var/tmp armazena arquivos ou pastas temporários que são preservados entre as reinicializações do sistema. De acordo com @bird7676 naquele tópico, os arquivos provavelmente foram criados pelo Free Download Manager.

Solução:
Se você não usa e removeu o Free Download Manager, simplesmente remova esses arquivos temporários, bem como o trabalho agendado.

Para fazer isso, use um limpador de sistema (por exemplo, BleachBit) ou pressione Ctrl + Alt + T no teclado para abrir o terminal e execute o comando abaixo para remover os arquivos:
sudo rm /etc/cron.d/collect /var/tmp/crond /var/tmp/bs

Se o aplicativo for importante para você, você pode executar o comando ‘mv’ para mover os arquivos para outro local ou fazer backup de downloads não concluídos antes de excluí-los.

NOTA: embora o binário ainda esteja em execução, embora você tenha removido o arquivo, pode ser necessário desligar/reinicializar duas vezes para verificar se o problema foi corrigido.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile