Como evitar que o Ubuntu entre em suspensão ao fechar o laptop

Se o recurso de suspensão atrapalha mais do que ajuda na sua rotina, veja como evitar que o Ubuntu entre em suspensão ao fechar o laptop.

Vamos fazer um ‘pequeno truque’ rápido e um pouco sui generis que provavelmente não será do interesse da grande maioria, mas, se necessário, pode ser útil saber.

E será que impedir o Ubuntu entrar em suspensão ao fechar a tampa do laptop é algo estranho a priori, porque por que você faria isso?

Suspensão é um modo que interrompe o funcionamento de todos os processos e salva o estado do sistema na memória RAM do computador, permitindo que ele inicie muito mais rápido do que desligar e reiniciar o computador ou entrar em hibernação, em que o estado do sistema é salvo no armazenamento do equipamento (na troca).

Se a vantagem da suspensão é uma reativação mais rápida, a desvantagem desse método é que o equipamento não desliga completamente, mas permanece no modo de baixo consumo e, portanto, continua precisando de energia… e se esta termina, o equipamento é desligado de verdade e o estado é perdido.

Explicado em que consiste a suspensão – caso fosse necessário que eu não acredite – passamos agora a ver como evitar que aconteça quando a tampa do laptop é fechada, uma das formas em que este modo de economia de energia é executado automaticamente.

Mas por que fazer isso? Como eu disse, é algo que poucos vão se interessar, mas…

Para oferecer uma resposta o mais genérica possível, digamos que o que desejamos é que o sistema continue funcionando normalmente quando a tampa for fechada, sem interromper as operações (como um download importante, por exemplo).

Como evitar que o Ubuntu entre em suspensão ao fechar o laptop

Como evitar que o Ubuntu entre em suspensão ao fechar o laptop
Como evitar que o Ubuntu entre em suspensão ao fechar o laptop

Este tutorial é voltado para Ubuntu 20.04 LTS e superior ou derivados diretos porque você tem que puxar o systemd, o que é uma evidência de que funcionará da mesma forma em muitas outras distribuições Linux com a mesma estrutura.

Primeiramente, abrimos o terminal (CTRL + ALT + T) e editamos o seguinte arquivo com permissões de administrador:
sudo nano /etc/systemd/logind.conf

Em seguida, localize e altere a opção:
#HandleLidSwitch=suspend

Agora, descomente a opção, excluindo o hash (#) e altere o parâmetro para “ignorar”. Quero dizer, deixe assim:
HandleLidSwitch=ignore

Salve as alterações e reinicie os serviços do systemd com:
sudo systemctl restart systemd-logind

Agora você pode fechar a tampa do laptop sem que o Ubuntu vá dormir. Se por acaso não funcionar, certifique-se de que no arquivo anterior a seguinte opção está como está:
LidSwitchIgnoreInhibited=no

E é isso. A propósito: se você usar o laptop com um ambiente gráfico, você pode continuar a bloqueá-lo sem problemas.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.