Como instalar o Frontends Manager no Linux via Flatpak

Se você quer executar frontends localmente em seu computador, conheça e veja como instalar o Frontends Manager no Linux via Flatpak.

Normalmente você usa a extensão do navegador LibRedirect para redirecionar, por exemplo, reddit.com/post => libredit-instance.xyz/post. Isso tem problemas como o reddit limitar solicitações de um único IP, até você enviar seus dados para uma instância desconhecida.

Normalmente, você assistiria a vídeos do YouTube em youtube.com ; o problema é que tudo o que você assiste está vinculado à sua Conta do Google. Mesmo se você não usar uma conta, seu endereço IP ainda estará visível no servidor.

Mesmo se você usar o Tor, você ainda terá o JavaScript habilitado, que pode coletar todo tipo de informação assustadora sobre seu navegador e sistema – basta acessar deviceinfo.me ou amiunique.org e ver por si mesmo!

Então, por que não desabilitar o JavaScript? Boa ideia! Agora o YouTube está quebrado, pois requer JavaScript para funcionar.

Felizmente, existe uma maneira de criar um script que extraia dados do youtube.com e os apresente em uma página da Web simples e agradável que não requer JavaScript.

As pessoas já fizeram isso! Existe um projeto chamado Invidious que não requer JavaScript para você assistir a vídeos do YouTube – por exemplo, https://yewtu.be/watch?v=dQw4w9WgXcQ .

Invidious e outros são chamados de frontends alternativos, onde você ainda usa o YouTube (ou outro site), mas com uma interface diferente, neste caso mais amigável à privacidade.

Alterar links sempre de, por exemplo, https://youtube.com/watch?v=dQw4w9WgXcQ → https://yewtu.be/watch?v=dQw4w9WgXcQ, é um processo inconveniente e melhor para ser automatizado, então fizemos isso!

A principal funcionalidade do LibRedirect é facilitar o uso desses frontends, automatizando-os. Isso torna a vida muito mais fácil e a privacidade mais conveniente.

LibRedirect Frontends Manager permite que você execute esses frontends localmente em seu computador. Para anonimizar seu IP, use Lokinet ou VPN.

Como instalar o Frontends Manager no Linux via Flatpak

Como instalar o Frontends Manager no Linux via Flatpak
Como instalar o Frontends Manager no Linux via Flatpak

Para instalar o Frontends Manager no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Por usar a tecnologia Flatpak, é possível instalar o aplicativo no Ubuntu, Fedora, Debian, openSUSE, e todas as distribuições que suportam esse formato, usando esse tutorial.

Depois, você pode instalar o Frontends Manager no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/io.github.libredirect.frontends-manager.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update io.github.libredirect.frontends-manager

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run io.github.libredirect.frontends-manager em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite frontends-manager ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar

Depois, se for necessário, para desinstalar o Frontends Manager no Linux via Flatpak, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall io.github.libredirect.frontends-manager

Ou

flatpak uninstall io.github.libredirect.frontends-manager
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.