Como instalar o Google Photos Sync no Linux via Snap

Se você quer sincronizar suas imagens do Google Photos no PC, conheça e veja como instalar o Google Photos Sync no Linux via Snap.

O Google Photos Sync baixa seu Google Fotos para o sistema de arquivos local. Ele fará backup de todas as fotos que o usuário enviou para o Google Fotos, mas também das informações do álbum e ‘Criações’ adicionais do Google Fotos (animações, panoramas, filmes, efeitos e colagens).

Como instalar o Google Photos Sync no Linux via Snap
Como instalar o Google Photos Sync no Linux via Snap

Para funcionar, o gphotos-sync precisa primeiro de um ID de cliente válido vinculado a um projeto autorizado a usar a ‘API da Biblioteca de fotos’. Isso não é fornecido na distribuição.

Cada ID de cliente recebe um número (grande) limitado de chamadas gratuitas da API ao Google Services. Se essa distribuição compartilhar o ID do cliente, todos os usuários compartilharão esse limite de recurso.

Isso é um pouco complicado, mas só precisa ser feito uma vez.

  • Crie um projeto no Google Developer Console – https://developers.google.com/console/, seguindo o procedimento de criação de um projeto – https://cloud.google.com/resource-manager/docs/creating-managing-projects
  • Autorize-o a usar a ‘API da Biblioteca de fotos’, seguindo o procedimento de ativação e desativação de APIs – https://cloud.google.com/apis/docs/enable-disable-apis
  • Crie um ID de cliente seguindo o procedimento de configuração do oauth 2.0 com o tipo de aplicativo definido como Outro – https://support.google.com/cloud/answer/6158849?hl=pt-BR
  • Depois que o ID do cliente for criado, faça o download como client_secret.json e salve-o no diretório de configuração do aplicativo ~/snap/gphotos-sync/current/.config/gphotos-sync

Como instalar o Google Photos Sync no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para instalar o Google Photos Sync via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux

Depois, você pode instalar o Google Photos Sync via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão estável do programa, usando esse comando:

sudo snap install gphotos-sync

Passo 3. Instale a versão beta do programa, usando esse comando:

sudo snap install gphotos-sync --beta

Passo 4. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:

sudo snap install gphotos-sync --edge

Passo 5. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:

sudo snap refresh gphotos-sync

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite gphotos-sync ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar o Google Photos Sync no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para desinstalar o Google Photos Sync via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo snap remove gphotos-sync
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO