Como instalar o KDE Plasma 5.27 no Kubuntu 22.04

Se você quer usar o KDE Plasma 5.27 no atual Ubuntu LTS, veja como instalar o KDE Plasma 5.27 no Kubuntu 22.04.

O KDE Plasma Desktop 5.27 foi lançado originalmente em fevereiro. O Plasma 5.27 apresenta um novo sistema de blocos de janelas, que pode ser habilitado em “Configurações do sistema > Comportamento do espaço de trabalho > Efeitos da área de trabalho”.

Ele permite Shift + arrastar para janelas lado a lado e Super (logotipo do Windows) + T para editar o modo lado a lado.

O lançamento também apresenta gestos de deslizar para controle de volume e reprodução no widget Media Player, detecção de monitor de uso de energia para GPUs NVIDIA, novo comando para ativar o modo “Não perturbe”.

E, após mais de 8 meses de trabalho, ele recebeu 9 atualizações de correção de bugs e finalmente foi transformado em PPA para Ubuntu 22.04 LTS.

Então, para usuários do KDE no Ubuntu 22.04, ou seja, KUbuntu 22.04, Ubuntu Studio 22.04, etc, o Plasma Desktop 5.27 (5.27.8) mais recente agora está disponível para atualização através do PPA.

O KDE Plasma 5.27 LTS é uma versão com suporte de longo prazo que receberá atualizações por alguns anos, portanto, certifique-se de manter o repositório Kubuntu Backports PPA ativado e de atualizar suas instalações o tempo todo.

Como instalar o KDE Plasma 5.27 no Kubuntu 22.04

Como instalar o KDE Plasma 5.27 no Kubuntu 22.04
Como instalar o KDE Plasma 5.27 no Kubuntu 22.04

NOTA: Este tutorial também foi testado e funciona no Ubuntu Studio 22.04, mas pode não ser suportado, pois o PPA é mantido pela equipe KUbuntu.

Para instalar o KDE Plasma 5.27 em sua máquina, primeiro você precisará garantir que todas as atualizações mais recentes estejam instaladas, então execute os seguintes comandos em um emulador de terminal, como o Konsole.
sudo apt update
sudo apt full-upgrade -y

Como alternativa, você pode usar o gerenciador gráfico de pacotes do Plasma Discover para aplicar todas as atualizações disponíveis.

Agora, você precisa configurar o repositório do Kubuntu Backports PPA.

Para fazer isso, abra seu emulador de terminal favorito e execute o comando abaixo. Pressione a tecla Enter quando solicitado e aguarde o comando concluir a instalação do repositório.
sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports-extra

Assim que o repositório Kubuntu Backports PPA terminar de instalar em seu sistema, você pode atualizar sua instalação do Kubuntu 22.04 para o ambiente de desktop KDE Plasma 5.26 executando os seguintes comandos no emulador de terminal ou usando o gerenciador de pacotes gráfico Plasma Discover.
sudo apt update
sudo apt full-upgrade -y

Como esta é uma grande atualização, levará um tempo para ser concluída, o que geralmente depende da velocidade da sua Internet e das especificações do computador, então relaxe e seja paciente até que todos os pacotes sejam baixados e instalados.

Depois disso, você deve reiniciar seu computador para aproveitar o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.

Com o repositório Kubuntu Backports PPA instalado em sua máquina Kubuntu 22.04, você receberá versões mais recentes do ambiente de desktop KDE Plasma quando estiverem disponíveis upstream, portanto, certifique-se de atualizar suas instalações regularmente.

Como restaurar

Para restaurar o Plasma Desktop original, pressione Ctrl+Alt+T no teclado para abrir o terminal (Konsole) e execute o comando:
sudo apt install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:kubuntu-ppa/backports-extra

Este comando irá primeiro instalar a ferramenta ‘ppa-purge’ e, em seguida, usá-la para limpar o PPA extra, que fará o downgrade de todos os pacotes instalados para as versões padrão.

Além disso, reinicie o computador para aplicar as alterações quando o comando for concluído.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.