Como instalar o mais recente kernel no Ubuntu e derivados

Descubra como instalar o mais recente kernel no Ubuntu e derivados e tenha o melhor suporte ao hardware do seu computador.

Boas notícias para os usuários do sistema operacional Ubuntu Linux, pois agora eles podem instalar a mais recente e melhor série de kernel Linux em seus computadores ou em uma distribuição baseada no Ubuntu.

Este é um tutorial passo a passo e fácil de seguir para todos os iniciantes no Ubuntu e Linux.

Este guia usa os pacotes de kernel oficiais criados pelo Ubuntu Kernel Team. Eles são seguros para instalar e testar nas versões mais recentes do Ubuntu para inclusão em versões futuras ou para rebasear seus kernels OEM.

No entanto, eles não são assinados como os kernels normais dos repositórios do Ubuntu, o que significa que você não poderá instalá-los em sistemas UEFI/Secure Boot se o Secure Boot estiver ativado. Portanto, desative o Secure Boot antes de seguir este guia.

Como instalar o mais recente kernel no Ubuntu e derivados

Como instalar o mais recente kernel no Ubuntu e derivados
Existem duas maneiras de instalar os kernels principais mais recentes no Ubuntu.

A primeira é baixando e instalando manualmente os pacotes e a segunda é usando o aplicativo Ubuntu Mainline Kernel Installer, que automatiza todo o processo e também notifica e instala futuras versões do kernel.

Mas, antes de decidir qual método é melhor para você, certifique-se de que seu sistema esteja atualizado e que você tenha um backup recente de seus arquivos mais importantes e preciosos!

Dito isso, use o procedimento que for mais adequado para seu sistema.

Como instalar o kernel mais recente no Ubuntu e derivados usando o Mainline Kernel Installer

Esta é a maneira mais fácil de instalar o kernel Linux em seu computador Ubuntu.

Tudo o que você precisa fazer é instalar a ferramenta Ubuntu Mainline Kernel em seu sistema Ubuntu executando os comandos abaixo.
sudo add-apt-repository ppa:cappelikan/ppa
sudo apt update
sudo apt install -y mainline

Agora execute o Ubuntu Mainline Kernel Install e instale o kernel mais recente disponível. Quando a instalação estiver concluída, você será solicitado a reiniciar o computador.

Como instalar o mais recente kernel manualmente

Com este método, você terá que baixar manualmente os pacotes de kernel para sua arquitetura do arquivo PPA oficial do kernel principal do Ubuntu.

Abra um terminal e use os comandos abaixo para baixar os pacotes para sistemas de 64 bits (ajuste o numero de versão para o kernel mais atual e a arquitetura para a do seu computador).
wget https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v6.2/amd64/linux-image-unsigned-6.2.0-060200-generic_6.2.0-060200.202302191831_amd64.deb
wget https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v6.2/amd64/linux-modules-6.2.0-060200-generic_6.2.0-060200.202302191831_amd64.deb
wget https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v6.2/amd64/linux-headers-6.2.0-060200-generic_6.2.0-060200.202302191831_amd64.deb
wget https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v6.2/amd64/linux-headers-6.2.0-060200-generic_6.2.0-060200.202302191831_amd64.deb

Depois de baixar os pacotes do kernel, você pode instalá-los a partir da pasta onde os baixou, todos de uma vez, com o comando abaixo.
sudo dpkg -i *.deb

Aguarde até que o processo de instalação seja concluído e reinicie o computador. É isso, agora você está executando o kernel mais recente no seu computador Ubuntu.

Se você quiser voltar para o kernel padrão do Ubuntu, pressione a tecla Esc quando o computador inicializar, acesse as opções avançadas para a entrada de inicialização do Ubuntu e selecione uma versão diferente do kernel.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.