Como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados

Se você precisa fazer testes de invasão em sua rede, conheça e veja como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados.

A segurança de dados é um grande problema para organizações em todo o mundo. A avaliação de vulnerabilidades e os testes de penetração permitem que as organizações protejam melhor seus sistemas e dados contra ameaças internas e externas.

Este post é sobre uma dessas ferramentas de teste de penetração – o framework Metasploit.

Como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados
Como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados

O Metasploit é uma estrutura de teste de invasão versátil e poderosa que pode executar todo o funcionamento envolvido em um ciclo de vida de teste de penetração.

Ele é um Framework de teste de invasão gratuita e de código aberto disponível para quase todos os sistemas operacionais populares.
Neste post, mostraremos como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish).

Este artigo descreve como instalar a estrutura Metasploit no Ubuntu 22.04 LTS, criar e inicializar o banco de dados, conectar a estrutura Metasploit ao banco de dados e iniciar a interface de linha de comando Metasploit.

Espero que isso ajude você a instalar o framework Metasploit em seu sistema Ubuntu.

Como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados

Para instalar o framework Metasploit, use o instalador distribuído pelo Rapid7. O instalador é então integrado ao gerenciador de pacotes do Ubuntu e, portanto, pode ser facilmente atualizado posteriormente.

Dito isso, vamos começar com a instalação:

Passo 1. Primeiro, você precisa instalar alguns pacotes de pré-requisitos que incluem curl, postgresql e postgresql-contrib. Execute o seguinte comando para instalar esses pacotes:
sudo apt install curl postgresql postgresql-contrib

Passo 2. Execute o seguinte comando para baixar e salvar o script do instalador do Metasploit como msfinstall:
curl https://raw.githubusercontent.com/rapid7/metasploit-omnibus/master/config/templates/metasploit-framework-wrappers/msfupdate.erb > msfinstall

Passo 3. Atribua o acesso de “leitura” e execute para todos no script do instalador:
chmod 755 msfinstall

Passo 4. Agora, execute o script do instalador “msfinstall” para a instalação do Metasploit Framework. Este comando instala a estrutura Metasploit em seu sistema:
sudo ./msfinstall

Como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados
Como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados

Passo 5. Um banco de dados é necessário para que o Metasploit armazene as descobertas e resultados dos testes de penetração, como dados do host de destino, explorações, logs do sistema, dados coletados e outras informações. Para isso, instalamos o Postgresql (no passo 1). Agora, precisamos iniciar seu serviço através do seguinte comando:
sudo systemctl start postgresql

Em seguida, crie e inicialize o banco de dados através do seguinte comando:
msfdb init

Em seguida, ele perguntará se você deseja inicializar o serviço da web. Se você quiser inicializar, digite “yes” e pressione Enter. Caso contrário, digite “não”.

Se você inicializou o serviço da web, será solicitado o nome de usuário e a senha da conta do serviço da web. Você pode inserir qualquer nome de usuário e senha ou aceitar as entradas padrão pressionando a tecla Enter.

Como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados
Como instalar o Metasploit Framework no Ubuntu e derivados

Passo 6. Execute o seguinte comando para iniciar o console da estrutura Metasploit:
msfconsole

O msfconsole é a CLI para interagir com o framework Metasploit. Ele permite que você execute tarefas como escanear alvos, lançar exploits, coletar dados, etc.

Agora, para verificar se o Metasploit está conectado ao banco de dados, execute o seguinte comando dentro do msfconsole:
db_status

A saída a seguir verifica se a estrutura Metasploit foi conectada ao banco de dados.

Você pode executar o comando “help” dentro do msfconsole para visualizar o menu de ajuda.

É importante manter o Metasploit Framework atualizado para se manter informado sobre as vulnerabilidades e explorações mais recentes. Você pode executar o command”sudo apt update” ou o utilitário “msfupdate” para atualizar o framework Metasploit para a versão mais recente:
sudo apt update
ou
sudo msfupdate

O utilitário “msfupdate” se conecta aos repositórios online e obtém as atualizações.

Como desinstalar o Metasploit Framework no Ubuntu

Se você precisar desinstalar o framework Metasploit, poderá fazê-lo através do seguinte comando:
sudo apt remove metasploit-framework

Este comando pede a senha do sudo e, em seguida, sua confirmação para desinstalá-lo. Depois disso, ele remove a estrutura Metasploit do seu sistema.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!