Como instalar o .NET 6 nativo no Ubuntu 22.04 LTS

Veja como instalar o .NET 6 nativo no Ubuntu 22.04 LTS, graças a mais recente parceria entre a Microsoft e a Canonical.

É. A mais recente parceria entre a Microsoft e a Canonical é um anúncio hoje da disponibilidade nativa do .NET para hosts Ubuntu 22.04 LTS, bem como contêineres.

Como instalar o .NET 6 nativo no Ubuntu 22.04 LTS

Como instalar o .NET 6 nativo no Ubuntu 22.04 LTS

Sim. O .NET 6 da Microsoft agora está disponível no Ubuntu 22.04 LTS através de um simples sudo apt install dotnet6. Há também imagens de dispositivos sendo oferecidas agora com tempos de execução .NET 6 e ASP.NET.

Com esta nova adição aos repositórios da Canonical, instalar e manter o .NET e o ASP.NET atualizados no Ubuntu 22.04 LTS é simples:

Instale rapidamente um pacote com o SDK e o tempo de execução (runtime):
sudo apt update && sudo apt install dotnet6

Ou escolha apenas as dependências que você precisa para desenvolver ou executar:
sudo apt install dotnet-sdk-6.0
sudo apt install dotnet-runtime-6.O
sudo apt install aspnetcore-runtime-6.0

É, a Microsoft e a Canonical continuam se abraçando.

Além disso, com esta nova parceria, “a Microsoft e a Canonical estão colaborando para proteger a cadeia de fornecimento de software entre .NET e Ubuntu e fornecer suporte de nível empresarial”.

“A Canonical tem o orgulho de dar as boas-vindas à plataforma de desenvolvimento .NET, uma das primeiras contribuições da Microsoft para projetos de código aberto, como uma experiência nativa em hosts Ubuntu e imagens de contêiner, começando no Ubuntu 22.04 LTS.

Os desenvolvedores .NET poderão iniciar sua jornada no Linux com o Ubuntu, beneficiando-se de patches de segurança oportunos e novos lançamentos.

Usuários e desenvolvedores do .NET 6 agora podem instalar os pacotes .NET 6 no Ubuntu com um simples comando apt install dotnet6. Imagens otimizadas, pré-construídas e de contêineres ultrapequenos também estão agora disponíveis para uso imediato.”

Mais detalhes através do anúncio de hoje podem ser vistos em Ubuntu.com.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile