Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Como instalar o programa de controle parental Timekpr-nExT no Linux

Se você quer ter mais controle sobre o uso seu PC, conheça e veja como instalar o programa de controle parental Timekpr-nExT no Linux.

O Timekpr-nExT é uma ferramenta gráfica de controle parental para Linux, útil se você deseja limitar a atividade filho em um computador.

Como instalar o programa de controle parental Timekpr-nExT no Linux

O aplicativo, que usa Python/GTK3, funciona com vários ambientes de desktop, incluindo GNOME, Xfce, Cinnamon, KDE Plasma, Unity, Deepin e Budgie, tanto no X11 quanto no Wayland.

O aplicativo pode limitar o uso do computador para algumas contas de usuário, definindo regras de acesso predefinidas. Você pode definir limites de uso diário do tempo do computador – definindo o número de horas/minutos por dia que uma conta pode ter acesso ao computador ou especificando um intervalo de horas.

Você também pode especificar limites de uso semanal e mensal do computador. Após o tempo expirar, o usuário é desconectado automaticamente.

O cliente (a conta de usuário para a qual você definiu limites de acesso ao computador) pode ver o tempo restante atual, os limites diários, além de configurar a exibição de notificações quando chegar a hora prestes a expirar ou quando houver alterações nos limites.

O Timekpr-nExT foi criado como um substituto do Timekpr-Revived (agora descontinuado), que por si só é um fork do aplicativo antigo Timkpr (abandonado, não atualizado desde 2012).

O desenvolvedor explica que o Timekpr-Revived teve algumas deficiências, como uma “dessincronização” entre o daemon e o aplicativo cliente, o usuário não pode trabalhar além da meia-noite sem ser expulso, sem suporte a sleep, sem tempo ou mês e muito mais.

Além disso, o Timekpr-Revived usou o PAM (enquanto o Timekpr-nExT usa logind, parte do systemd), que era invasivo ao modificar o arquivo de configuração do gerenciador de exibição e também exibia mensagens de erro incorretas para os usuários que tentavam fazer login quando o tempo alocado expirava.

O software de controle parental é composto por duas partes voltadas para o usuário: o cliente, que mostra o tempo restante e as notificações para a conta do usuário com limites de tempo definidos e a interface do usuário de administração usada para limitar o tempo gasto nas contas de usuário comuns do computador.

Recursos do Timekpr-nExT:

Como instalar o programa de controle parental Timekpr-nExT no Linux Ubuntu e seus derivados

Para instalar o programa de controle parental Timekpr-nExT no Linux Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:mjasnik/ppa

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install timekpr-next

Você também pode fazer o download do DEB sem adicionar o PPA, visitando este endereço (role para baixo para acessar a versão mais recente).

No Arch Linux, você encontrará o Timekpr-nExT no repositório de usuários do Arch Linux, disponível como uma versão estável ou o Git mais recente.

Para baixar a fonte, consulte Timekpr-nExT na barra de ativação.

Usando o aplicativo

Para usar o Timekpr-nExT para limitar o acesso ao computador de um usuário, inicie o aplicativo no menu – você desejará iniciar o item de menu Timekpr-nExT que inicia com SU, pois é aquele usado para controlar o uso do computador.

Em seguida, selecione o usuário para o qual você deseja limitar o tempo de acesso no menu suspenso Nome de usuário, clique nos limites Diários ou Semanais e semanais e escolha a programação que deseja definir para essa conta de usuário.

Lembre-se de clicar no botão Aplicar limites diários, caso contrário suas alterações não terão efeito. Faça isso para cada usuário que você deseja ter acesso limitado ao computador.

Eu acho que isso deveria ser óbvio, mas pensei em mencioná-lo de qualquer maneira: o usuário pelo qual você limita a duração do tempo de login/horas de acesso não deve ter acesso de administrador, ou então o usuário pode alterar ou remover os limites dos pais, tornando isso ferramenta inútil.

Outra coisa importante que eu gostaria de mencionar é que o ícone da bandeja Timekpr-nExT requer um suporte de bandeja/appindicator para funcionar. Portanto, se você estiver usando o GNOME Shell, verifique se possui uma bandeja (por exemplo, instalando a extensão AppIndicator Support – isso não é necessário no Ubuntu, pois esta extensão é instalada por padrão.

Sair da versão mobile