Como instalar o Upscayl no Linux

Se você quer elevar suas imagens fotográficas para resolução 4K ou superior, conheça e veja como instalar o Upscayl no Linux.

Tem imagens fotográficas, mas não são claras o suficiente? Ou você deseja convertê-los em resolução 4K sem perder qualidade? Este aplicativo pode ajudar!

É upscayl, um aplicativo gratuito e de código aberto para Linux, Windows e macOS. Ele usa módulos de IA para aprimorar imagens individuais ou em lote de fotos em 7680 × 5120 (ou resolução dupla de 15360 × 10240).

Como instalar o Upscayl no Linux
Como instalar o Upscayl no Linux

Os módulos AI suportados até agora incluem:

  • Real-ESRGAN
  • REMACRI
  • ULTRAMIX BALANCED
  • ULTRASHARP

O aplicativo tem uma interface de usuário bastante fácil de usar, que possui alguns botões no painel esquerdo e visualização de imagem à direita.

Como instalar o Upscayl no Linux
Como instalar o Upscayl no Linux

Basta seguir as etapas na interface do usuário para selecionar sua imagem/imagens fotográficas, escolher o módulo AI, onde salvar a imagem de saída e, finalmente, clicar em upscale.

Existem também opções avançadas para escolher o formato da imagem de saída: PNG, JPG ou WEBP, alterar o tema do aplicativo e especificar a ID da GPU para a máquina com várias placas gráficas.

Como você pode ver na captura de tela acima, a imagem de saída e a original serão exibidas lado a lado quando o processo for concluído, permitindo ver a diferença intuitivamente.

Como instalar o Upscayl no Linux

NOTA: O aplicativo precisa de GPU compatível com Vulkan para melhorar as imagens. E o processo de upscale pode levar muito tempo dependendo da sua máquina.

O app oferece pacotes oficiais em sua página de lançamentos do Github disponíveis para download no seguinte endereço:

Para sistemas baseados em Debian/Ubuntu, pegue e clique em instalar o pacote .deb para sua escolha. E os sistemas baseados no Fedora podem baixar e instalar o pacote .rpm.

E, para instalar o Upscayl no Linux (em qualquer distribuição, use o procedimento abaixo.

Como instalar o Upscayl no Linux via arquivo AppImage

Para instalar o Upscayl no Linux via arquivo AppImage, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome upscayl.appimage:

wget https://github.com/upscayl/upscayl/releases/download/v2.0.1/upscayl-2.0.1-linux.AppImage -O upscayl.appimage

Passo 4. Dê permissão de execução para o arquivo baixado;

chmod a+x upscayl.appimage

Passo 5. Agora instale o programa com o comando;

sudo ./upscayl.appimage --install

Passo 6. Quando você inicia o arquivo pela primeira vez, será perguntado se deseja integrar o programa com o sistema. Clique em “Yes” (Sim) se quiser integrá-lo ou clique em “No” (Não), se não quiser. Se você escolher Sim, o iniciador do programa será adicionado ao menu de aplicativos e ícones de instalação. Se você escolher “No”, sempre terá que iniciá-lo clicando duas vezes no arquivo AppImage.

Pronto! Agora, após instalar o Upscayl no Linux via AppImage, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite upscayl ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!