Wireshark no terminal? Veja como instalar o Termshark no Linux

Se você queria poder usar o poderoso Wireshark no terminal, conheça e veja como instalar o Termshark no Linux e resolva essa isso.

O Wireshark, o analisador de protocolo de rede de código aberto e gratuito, já possui uma versão terminal – TShark. Mas o TShark não possui uma interface de usuário de terminal interativo (TUI), e é aí que entra o Termshark, que é uma interface de terminal interativa para o TShark que tenta copiar o layout do Wireshark.

Como instalar o Wireshark para o terminal Termshark no Linux
Como instalar o Wireshark para o terminal Termshark no Linux

O Termshark, uma interface de terminal semelhante ao Wireshark para o TShark, escrita em Go, foi atualizada para a versão 2.0.0. Esta versão inclui suporte para o modo escuro, entrada canalizada e remontagem de fluxo, além de otimizações de desempenho que tornam a ferramenta mais rápida e responsiva.

Wireshark no terminal? Veja como instalar o Termshark no Linux

Para instalar o Wireshark para o terminal Termshark no Linux, primeiramente, abra um terminal cm privilégios de administrador (root).

Para instalar o binário Termshark no Linux (qualquer distribuição Linux), obtenha o binário do GitHub, descompacte o arquivo baixado e, na pasta em que foi extraído, você pode instalá-lo em /usr/local/bin usando:

sudo install termshark /usr/local/bin

Os usuários do Arch Linux encontrarão o Termshark no Arch User Repository.

O Termshark também está disponível no Debian sid/bullseye, Ubuntu 19.10 Eoan Ermine e mais recente, e Kali Linux. No momento, apenas a versão 1.0.0 está disponível e você pode instalá-la usando:

sudo apt install termshark

Para funcionar, o Termshark precisa que o TShark seja instalado. Isso faz parte do Wireshark e, no Linux, o nome do pacote depende da distribuição que você está usando. Por exemplo, é o tshark no Debian/Ubuntu/Kali, enquanto o pacote que fornece o TShark no Fedora é chamado wireshark-cli.

Portanto, para instalar o TShark no Debian, Ubuntu, Linux Mint, Kali Linux, etc., use:

sudo apt install tshark

Para instalar o wireshark-cli no Fedora:

sudo dnf install wireshark-cli

No Ubuntu e no Fedora (e em outras distribuições Linux), você também precisará adicionar seu usuário ao grupo wireshark (criado pela instalação do TShark – caso contrário, adicione esse grupo usando o sudo groupadd wireshark) para poder executar o TShark, e, portanto, Termshark, sem root:

sudo usermod -a -G wireshark $USER

Depois disso, reinicie sua máquina Ubuntu ou Fedora e então comece a usar o Termshark!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!