Como ocultar o entalhe do MacBook Pro com uma moldura virtual

Se o maior destaque dos notebooks da Apple não lhe agradaram, veja como ocultar o entalhe do MacBook Pro com uma moldura virtual.

Os novos MacBook Pro 14 e 16 da Apple são alguns dos laptops mais poderosos disponíveis, graças aos novos processadores M1 Pro e M1 Max.

Mas eles também têm um design controverso – enquanto a Apple encolheu os engastes da tela para seus mais recentes laptops MacBook Pro, a empresa também introduziu um entalhe para câmera.

Isso não apenas introduz uma obstrução na parte superior da tela, mas também pode fazer com que alguns aplicativos não funcionem corretamente. Portanto, a Apple revelou uma solução: você pode desativar efetivamente o entalhe introduzindo uma moldura virtual.

Como ocultar o entalhe do MacBook Pro com uma moldura virtual

Como ocultar o entalhe do MacBook Pro com uma moldura virtual
Como ocultar o entalhe do MacBook Pro com uma moldura virtual

Sim. É possível ocultar o entalhe do MacBook Pro com uma moldura virtual. Um novo documento de suporte da Apple explica como configurar aplicativos (por aplicativo) para “aparecer abaixo da área da câmera” nos laptops MacBook Pro mais recentes:

  1. Feche o aplicativo.
  2. Clique no ícone do Finder no Dock.
  3. Clique em Aplicativos na barra lateral do Finder.
  4. Selecione o aplicativo que você deseja configurar.
  5. Escolha Arquivo> Obter informações ou pressione Command-I.
  6. Na janela de informações do aplicativo, marque a caixa que diz “dimensionar para caber abaixo da câmera embutida”.

Agora, quando você executa esse aplicativo, um conjunto de barras pretas virtuais aparecerá na parte superior da tela à esquerda e à direita do entalhe da câmera, permitindo que o topo do aplicativo pare abaixo da câmera em vez de circundar o entalhe.

Isso significa que os menus e outros itens não serão cobertos pelo entalhe.

Como ocultar o entalhe do MacBook Pro com uma moldura virtual
Como ocultar o entalhe do MacBook Pro com uma moldura virtual

Por que precisamos desta solução alternativa? Porque a Apple não parece ter outra maneira de lidar com aplicativos com muitos menus, alguns dos quais estariam escondidos atrás do entalhe.

Em condições normais, se você deslizar o cursor do mouse pela parte superior da tela, ele continuará deslizando de forma invisível ao atingir o entalhe até sair do outro lado.

Isso é uma coisa boa se você não quiser que o cursor se comporte de maneiras inesperadas ao movê-lo pela tela. Mas pode ser um problema para aplicativos que têm elementos interativos que normalmente apareceriam exatamente onde esse entalhe está.

Quinn Nelson da Snazzy Labs demonstrou recentemente o problema com alguns aplicativos com itens de menu invisíveis, enquanto outros aplicativos parecem contornar isso, não permitindo que você clique no entalhe… mas com o efeito colateral de que não há espaço suficiente para todas as notificações de status, então alguns deles simplesmente desaparecem.


Portanto, a boa notícia é que parece que a Apple oferece uma solução alternativa, que parece funcionar conforme o prometido, de acordo com uma breve demonstração postada por Joseph Angelo Todaro:


Mas a má notícia é que essa configuração não apenas adiciona barras pretas à parte superior da tela, mas também as adiciona aos lados esquerdo e direito, reduzindo ainda mais o estado real efetivo da tela.

Então, ficamos nos perguntando, não pela primeira vez, por que a Apple não incluiu apenas uma moldura superior um pouco mais espessa ou seguiu o exemplo de empresas como Asus e Lenovo, que têm usado telas de estilo reverso em alguns notebooks para o nos últimos anos, combinando engastes superiores estreitos com pequenas saliências acima da tela para abrir espaço para uma seção de câmera.

Por enquanto, parece que caberá aos desenvolvedores de aplicativos garantir que seus aplicativos sejam compatíveis com os novos monitores da Apple, com entalhes e tudo.

A empresa observa que, depois que um desenvolvedor de aplicativo atualiza seu software para funcionar com as novas telas, a opção “escala para caber abaixo da câmera embutida” não aparecerá mais nas Informações do aplicativo para aquele aplicativo específico.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.