Como remover ou excluir links simbólicos no Linux

Se você precisa retirar algum link simbólico do seu sistema, conheça e veja como remover ou excluir links simbólicos no Linux.

No Linux, a vinculação é um conceito poderoso. Um link simbólico é um arquivo que se refere a um arquivo ou diretório diferente.

O link em si não contém nenhum dado do arquivo original. Ele simplesmente aponta para a localização do arquivo original, seja no mesmo sistema de arquivos, em sistemas de arquivos diferentes ou em um sistema de arquivos remoto.

E neste guia, verifique a remoção ou exclusão de link simbólico no Linux.

Como remover ou excluir links simbólicos no Linux

Como remover ou excluir links simbólicos no Linux
Como remover ou excluir links simbólicos no Linux

Um link simbólico é um arquivo de ponteiro. Quando acessado, ele redireciona para o local do arquivo ou diretório original. Portanto, as regras de permissão de arquivo se aplicam de forma semelhante.

Para realizar qualquer operação no link simbólico, a conta do usuário deve ter permissão de gravação no diretório pai. Caso contrário, tentar remover o link simbólico resultará em erro.

Se um link simbólico estiver em uso, removê-lo pode causar problemas indesejados. Portanto, antes de remover um link simbólico, certifique-se de que ele não afeta o fluxo de trabalho de nenhum outro programa.

Detectando link simbólico

Quando um link simbólico é removido, o arquivo original não é afetado. Se seu objetivo é remover o link simbólico, é sempre uma boa ideia verificar se o destino é realmente um link simbólico.

Podemos determinar um link simbólico a partir de suas informações de arquivo.
ls -l /usr/bin/java

Dê uma olhada na permissão do arquivo. O primeiro caractere é “l”, indicando que é um link simbólico. Posteriormente na saída, também indica a localização original do arquivo.
Como remover ou excluir links simbólicos no Linux
Removendo um link simbólico

Um link simbólico em si é um arquivo. Podemos remover o link simplesmente excluindo o arquivo do link simbólico. Como alternativa, existem ferramentas dedicadas para detectar e remover links simbólicos.

Para demonstração, fiz um link simbólico fictício.
ls -l dummy_symlink.text

Removendo um link simbólico usando rm

O comando rm é a ferramenta dedicada para excluir arquivos e diretórios do sistema. Como o link simbólico em si é um arquivo, podemos usar o comando rm para removê-lo.

O seguinte comando rm removerá o link simbólico.
rm -v

Para remover vários links simbólicos, use rm como faria para remover vários arquivos. Use a seguinte estrutura de comando.
rm -v

No modo interativo, o rm perguntará antes de remover cada arquivo e diretório. Para executar o rm no modo interativo, use o sinalizador “-i”.
rm -i

Se o link simbólico de destino for de um diretório, evite “/” no final do nome do diretório.
rm -v

Se você incluir “/”, rm assumirá que é um diretório. Se rm for executado para excluir um diretório, ele também excluirá o conteúdo do diretório original. Ao excluir o link simbólico, provavelmente esse não é o resultado esperado.

Removendo um Symlink usando Desvincular

Em vez de usar rm, o unlink também é uma ferramenta eficaz para remover links simbólicos. É uma ferramenta dedicada para remover links (links simbólicos e físicos). Ao contrário do rm, no entanto, o unlink suporta a remoção de um arquivo por vez.

Para remover um link simbólico, use o seguinte comando de desvinculação.
unlink

Se o link simbólico for um link de diretório, não acrescente “/” no final. Esta ferramenta não pode remover diretórios.

Links quebrados

Um link simbólico é um ponteiro para o arquivo original. Ele lembra a localização do arquivo original no momento da criação. Se o arquivo original for movido para um local diferente, o link simbólico será quebrado.

Se você trabalha com links simbólicos regularmente, muitas vezes pode se deparar com vários links simbólicos corrompidos. Links simbólicos quebrados podem ser confusos e resultar em situações indesejadas.

Encontrando links quebrados

Para localizar um link quebrado em um determinado diretório, execute o seguinte comando.
find -xtype l

Na saída, o comando find listará todos os links simbólicos quebrados encontrados.

Por padrão, find percorrerá todos os subdiretórios para procurar links simbólicos quebrados. No entanto, podemos excluir links simbólicos contidos em subdiretórios.
find -maxdepth 1 -xtype 1

Excluindo links quebrados
Usando o comando find, podemos deletar os links quebrados ao mesmo tempo.
find -xtype l -delete

Conclusão

Os links simbólicos são basicamente arquivos de ponteiro, portanto, você pode removê-los como um arquivo normal. Alternativamente, você também pode usar as ferramentas dedicadas para remover links simbólicos do sistema.

Certifique-se de não remover nenhum link simbólico que faça parte de uma função importante, por exemplo, links simbólicos no diretório “/usr/bin”.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.