Como será o futuro do driver Linux NTFS como parte do kernel?

Confira a história do software que permite ler partições do Windows e descubra como será o futuro do driver Linux NTFS como parte do kernel.

Depois que o driver NTFS3 da Paragon foi aceito para se tornar parte do kernel Linux no ano passado, ele não recebeu uma única linha de manutenção de código.

Diante disso, como será o futuro do driver Linux NTFS como parte do kernel?

Como será o futuro do driver Linux NTFS como parte do kernel?

Como será o futuro do driver Linux NTFS como parte do kernel?
Como será o futuro do driver Linux NTFS como parte do kernel?

Vamos começar com um breve histórico dos eventos. O suporte NTFS no kernel Linux sempre foi uma parte importante. Afinal, um grande número de usuários do Linux confia nele para poder usar os sistemas de arquivos do Windows totalmente no Linux.

Infelizmente, o driver Linux NTFS existente, cuja implementação remonta a 2001, não foi mantido no kernel e não tinha suporte de gravação adequado e outros recursos.

Claro, existe um driver NTFS-3G, que é outra implementação de código aberto do Microsoft NTFS que inclui suporte a leitura e gravação, mas é um sistema de arquivos no espaço do usuário (FUSE). Portanto, a principal desvantagem dessa implementação é a velocidade.

Então, quando em agosto passado, a empresa de software alemã Paragon Software ofereceu para código aberto seu driver NTFS3 desenvolvido internamente para se tornar parte do kernel Linux, a notícia foi bem recebida pela comunidade Linux.

No entanto, o driver era um software proprietário vendido comercialmente antes disso.

O driver NTFS3 da Paragon suporta totalmente leituras e gravações e muitos outros recursos não encontrados no driver Linux existente.

Além disso, ele suporta totalmente as especificações NTFS v3.1, incluindo suporte para reprodução de diário e arquivos normais/compactados/esparsos.

Em suma, é muito melhor para aqueles que precisam lidar com sistemas de arquivos Microsoft NTFS do Linux.

No entanto, os primeiros passos da adoção do driver como parte do kernel Linux foram acompanhados por muitos eventos estranhos e mal-entendidos.

A questão é que um procedimento simples como criar um pull request (PR) provou ser uma tarefa difícil para os desenvolvedores de drivers da Paragon Software. Após várias tentativas fracassadas, o driver ainda foi enviado como um único dump de 27.000 linhas de código!

A reação de um dos atuais desenvolvedores do kernel Linux, Nikolay Borisov, foi extremamente rápida:

Nikolay Borisov, desenvolvedor do kernel Linux, afirmou:

“Então, como exatamente você espera que alguém revise essa monstruosidade?”

Chegou ao ponto que o próprio Linus Torvalds teve que intervir com orientação sobre exatamente o que os desenvolvedores do Paragon deveriam fazer para tornar seu driver parte do kernel Linux.

Apesar de todas as falhas, o driver acabou sendo implementado e, em 31 de outubro de 2021, o kernel Linux 5.15 foi anunciado oficialmente com o driver Paragon NTFS3 integrado a ele.

No entanto, ontem, uma mensagem do desenvolvedor do Kernel Kari Argillander para Linus Torvalds causou preocupação entre a comunidade Linux.

Como será o futuro do driver Linux NTFS como parte do kernel?
Como será o futuro do driver Linux NTFS como parte do kernel?

Portanto, como o driver Paragon NTFS3 foi aceito como parte do kernel do Linux, ele não recebeu uma única linha de suporte de código e todas as tentativas de contato com seu desenvolvedor falharam.

Kari Argillander, desenvolvedora do kernel Linux, disse que:

“Depois que o ntfs3 foi mesclado e o 5.15 foi lançado, o mantenedor do ntfs3 manteve o silêncio total do rádio. Tentei contatá-lo com e-mails pessoais sem sorte. Eu escolhi um monte de gente para discutir o que devemos fazer com este driver, pois ele já é órfão.”

As coisas não parecem boas para este driver NTFS promissor para Linux no momento, mas veremos se algo muda ou se alguma ação imediata é tomada.

Por outro lado, o que acontece com todos que já utilizam sua funcionalidade na hora de remover o driver do kernel Linux, principalmente quando falamos de uso empresarial?

Portanto, atualmente não está claro qual será o futuro do driver Paragon NTFS3 como parte do kernel Linux. Mas, claro, estamos ansiosos pela opinião de Linus Torvalds sobre a situação, já que ele é a pessoa que toma as decisões finais sobre o kernel Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.