Como tornar o Linux mais responsivo com o CFS Zen Tweaks

Se você vive levando o seu sistema ao limite abusando da CPU, conheça e veja como tornar o Linux mais responsivo com o CFS Zen Tweaks.

O CFS Zen Tweaks é um script bash e serviço systemd que ajusta o agendador da CPU do Linux para melhor capacidade de resposta do desktop quando sob utilização pesada da CPU.

As configurações padrão do kernel não são ajustadas para uso em desktop, com alto rendimento sendo priorizado em relação à latência, observa o autor do CFS Zen Tweaks.

Isso resulta em um desktop menos responsivo sob carga pesada da CPU. Usando o CFS Zen Tweaks, você deve notar uma capacidade de resposta aprimorada da área de trabalho – por exemplo, seu autor menciona que antes de usar isso, o YouTube ficaria lento durante a compilação do código, e esse não é mais o caso com os ajustes do CFS Zen.

O projeto CFS Zen Tweaks ajusta o agendador de CPU do kernel padrão (CFS ou Completely Fair Scheduler) para melhor capacidade de resposta da área de trabalho.

As configurações do agendador de CPU CFS vêm do kernel Linux ZEN, que foi criado para fornecer um kernel Linux melhor para sistemas diários.
Observe que apenas os ajustes do agendador de CPU CFS são usados ​​a partir do kernel ZEN, enquanto este kernel personalizado também tem outros ajustes.

A vantagem de usar esses ajustes em vez de instalar um kernel customizado é que você consegue manter os pacotes oficiais do kernel da sua distribuição Linux (assim você obtém atualizações oficiais e não há risco de quebrar coisas).

É importante notar, porém, que usar esses ajustes aumentará o consumo de bateria em laptops, devido a mais trocas de contexto.

Como tornar o Linux mais responsivo com o CFS Zen Tweaks

Como tornar o Linux mais responsivo com o CFS Zen Tweaks
Como tornar o Linux mais responsivo com o CFS Zen Tweaks

O CFS Zen Tweaks é empacotado como DEB (para Debian, Ubuntu, Linux Mint, Pop!_OS, etc.), RPM (Fedora, e etc) e também está disponível em AUR para usuários do Arch Linux/Manjaro.

Se você deseja apenas o script e o serviço systemd, visite a página do repositório do projeto no GitHub. Para usá-lo, você precisará de bash, gawk e systemd para aplicar as configurações na inicialização (elas serão instaladas como dependências se você estiver usando os pacotes pré-construídos).

Depois de instalar o pacote, habilite os ajustes a serem aplicados na inicialização (e aplique-os agora) usando:
systemctl enable --now set-cfs-tweaks.service

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.