Conheça as melhorias do Thunderbolt 5

Conheça as melhorias do Thunderbolt 5, descubra como essa atualização está melhor que o Thunderbolt 4 e o que pode ser útil para você.

Disponível inicialmente para modelos MacBook Pro, o Thunderbolt agora se tornou uma interface comum para laptops. E você já deve ter considerado o Thunderbolt antes.

Seja conectando uma placa gráfica externa ou conectando vários monitores de alta resolução ao seu laptop, o Thunderbolt é uma escolha viável.

Dito isto, desde o seu advento, a interface passou por várias gerações. E se você não estiver atualizado, a Intel anunciou recentemente o Thunderbolt 5, o mais recente padrão de conectividade com velocidade líder do setor.

Basicamente, o novo padrão oferece o dobro da largura de banda quando comparado ao Thunderbolt 4. Mas a questão é: como isso se traduz no uso no mundo real? Isso é o que estamos prestes a revelar.

Conheça as melhorias do Thunderbolt 5

Conheça as melhorias do Thunderbolt 5
Conheça as melhorias do Thunderbolt 5

Abaixo, conheça as melhorias do Thunderbolt 5.

Melhorias de velocidade no Thunderbolt 5

Conheça as melhorias do Thunderbolt 5
Conheça as melhorias do Thunderbolt 5

Para começar, o Thunderbolt 5 continua a contar com a porta USB-C universal. É a espinha dorsal da interface. Mas isso não significa que todas as portas USB-C tenham suporte para o padrão mais recente. Então, como você sabe se o seu sistema tem suporte para isso?

Em geral, os computadores com suporte Thunderbolt apresentarão um símbolo de relâmpago nas portas USB-C.

Mas para realmente descobrir se é o Thunderbolt 5, você precisa considerar a largura de banda máxima. No entanto, quanto de melhoria o novo padrão traz em termos de largura de banda?

Os dispositivos USB4 mais rápidos têm largura de banda máxima de 40 Gbps ao usar duas pistas de 20 Gbps cada. Mas, na realidade, a maioria dos dispositivos somente USB utiliza uma única faixa, proporcionando uma largura de banda máxima de 20 Gbps.

Em 2021, o Thunderbolt 4 aumentou essa velocidade para um máximo de 32 Gbps. Mas tinha suporte para até 40 Gbps de largura de banda total.

Com o Thunderbolt 5, você obtém uma largura de banda máxima de 64 Gbps com uma largura de banda total de 80 Gbps. Assim, em comparação, o novo padrão é duas vezes mais rápido que o antecessor.

Thunderbolt 5 para vídeo e telas externas

Conheça as melhorias do Thunderbolt 5
Conheça as melhorias do Thunderbolt 5

Com o dobro da velocidade da largura de banda, nem é preciso dizer que o Thunderbolt 5 tem suporte para mais conexões de vídeo.

Para comparar, o antecessor poderia suportar dois monitores 4K a 60Hz. Por outro lado, a interface mais recente pode suportar três monitores 4K a 144Hz.

Alternativamente, você pode conectar monitores de 8K a 60 Hz, o que era impossível com Thunderbolt 4. O novo padrão tem quatro linhas no total, com duas linhas de 40 Gbps em cada direção.

O novo link padrão também pode alocar três linhas para diferentes aplicações que exigem muita largura de banda. Isso oferece um aumento na largura de banda de até 120 Gbps.

De acordo com a Intel, o recurso boost entrará em ação para conexões de monitor que excedam a capacidade básica de 80 Gbps do Thunderbolt 5. Isso significa que pode ser aplicado quando você conecta vários monitores 4K ou 8K em um único link.

Melhorias para jogos

Quando o Thunderbolt foi lançado, ele rapidamente se tornou popular para laptops para jogos devido ao seu suporte para PCI Express.

Sim, é a mesma interface que suas placas gráficas dedicadas usam. No entanto, a largura de banda de 40 Gbps do Thunderbolt não foi suficiente para rodar GPUs de última geração. Isso fez com que o gabinete gráfico externo fizesse menos sentido.

Mas com o Thunderbolt 5, parece que os gabinetes gráficos externos estão prestes a retornar. Com maior largura de banda e suporte PCI Express Gen 4, as configurações externas devem oferecer o máximo das GPUs de alto desempenho.

Claro, a largura de banda ainda não corresponde ao que você obteria de um PCIe Gen 4 x16 típico.

Mas você também deve observar que a maioria das GPUs não satura toda a largura de banda dos slots Gen 4 x16. Portanto, mesmo se você usar gabinetes de placa gráfica externos com Thunderbolt 5, você deixará menos desempenho na mesa do que antes.

Velocidade de carregamento

carregamento
Conheça as melhorias do Thunderbolt 5

Com o Thunderbolt 4, você pode obter até 100 W de velocidade de carregamento por meio do USB Power Delivery 3.0.

Para efeito de comparação, o novo padrão traz carregamento rápido de 140W. Isso significa que o novo padrão é mais capaz de lidar com dispositivos que consomem muita energia, o que inclui laptops.

Além disso, com o Thunderbolt 5, os fabricantes têm a opção de trazer suporte para até 240 W de potência por meio do USB Power Delivery 3.1. Isso eventualmente permitirá que os usuários carreguem seus laptops para jogos reforçados apenas com a porta USB.

Compatibilidade do Thunderbolt 5

Se você já está no ecossistema Thunderbolt, não precisa se preocupar muito com a mudança gradual para o Thunderbolt 5. Assim como os antecessores, a nova interface é compatível com versões anteriores. E o mais importante é que a interface também suporta outras versões USB.

Isso significa que você pode usar acessórios e cabos Thunderbolt 4 no novo padrão. No entanto, nestes casos, não é possível colher todos os benefícios da nova norma.

Por exemplo, a velocidade de carregamento, a taxa de transferência de dados e a largura de banda não serão as mesmas do uso atual.

todos os acessórios destinados ao novo padrão.

Mesmo assim, a compatibilidade com versões anteriores do Thunderbolt 5 é ótima. Afinal, ele permitirá que você use seus acessórios antigos com um novo laptop compatível com o novo padrão.

Portanto, para concluir, o Thunderbolt 5 é um grande avanço em relação ao seu antecessor em praticamente todos os aspectos.

Você obtém o dobro da largura de banda, permitindo desfrutar de transferências de dados mais rápidas. O aumento da velocidade de carregamento significa que você pode finalmente conectar seu laptop com um único cabo.

E não vamos esquecer de mencionar que o Thunderbolt 5 tornará os gabinetes gráficos externos novamente na moda. Isso tornará possível obter uma configuração de jogo completa com laptops não tão potentes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.