Controladores de robô compactos com Ubuntu disponíveis nas versões Jetson ou Tiger Lake

A Adlink anunciou dois controladores de robô compactos com Ubuntu disponíveis nas versões Jetson ou Tiger Lake. Confira os detalhes deles.

A Adlink anunciou dois controladores robustos de robótica Ubuntu/ROS: um SBC “ROSCube Pico NPN” ou PC box, baseado no Jetson Nano e Xavier NX com 4x GbE, e um PC box “ROSCube Pico TGL”, baseado em Tiger Lake-U com 2.5 GbE e GbE.

Controladores de robô compactos com Ubuntu disponíveis nas versões Jetson ou Tiger Lake

Controladores de robô compactos com Ubuntu disponíveis nas versões Jetson ou Tiger Lake
Controladores de robô compactos com Ubuntu disponíveis nas versões Jetson ou Tiger Lake

Na feira Robotics and Automation 21 em Coventry, Reino Unido, a Adlink revelou dois controladores de robótica ROSCube Pico. O ROSCube Pico NPN está disponível em ambos os modelos de nível de placa e fechado, ambos com a opção de Nvidia Jetson Nano e módulos Jetson Xavier NX mais poderosos.

O ROSCube Pico TGL usa um processador Tiger Lake ULP de 11ª geração em um formato de PC box e vem com o Intel OpenVINO.

Os novos modelos ROScube Pico seguem o ROScube Pico Development Kit do ano passado, disponível com processador Intel Apollo Lake ou Rockchip PX30.

Na mesma época, a Adlink anunciou um controlador de robô ROScube-I baseado na 8ª/9ª Geração Coffee Lake. Um mês depois, em julho de 2020, a Adlink anunciou um sistema ROScube-X movido pelo Jetson AGX Xavier topo de linha. Como o ROScube-I, ele é muito maior do que os novos sistemas ROSCube Pico.

Na Robotics and Automation 21, a Adlink está mais uma vez demonstrando seu kit de demonstração e desenvolvimento de robô NeuronBot baseado em Skylake de 6ª geração equipado com Lidar.

A Adlink anunciou recentemente dois controladores de veículos autônomos: o AVA-3501 e AVA-3510 do Coffee Lake. Como os controladores de robótica ROSCube, eles são executados no Ubuntu Linux com extensões ROS 2.

Devido em grande parte aos algoritmos de IA habilitados pelas poderosas GPUs e bibliotecas CUDA da Nvidia, os módulos Jetson têm sido uma escolha comum para kits de desenvolvimento de robótica.

Por exemplo, o Jetson Nano foi escolhido pela SparkFun para seu JetBot AI Kit e Waveshare para o seu próprio, um pouco menos rico em recursos JetBot AI Kit.

Como o NeuronBot, os JetBot AI Kits são construídos em torno do Jetson Nano Development Kit da Nvidia e incluem rodas, motor e outros componentes para construir um robô móvel.

Em comparação, embora o ROSCube Pico NPN se destine a “desenvolvimento e implantação rápidos”, é um controlador de robótica sem acessórios de robô móvel.

Ele funciona diretamente a partir dos módulos Jetson Nano e Xavier NX, em vez dos kits de desenvolvimento oficiais, e oferece mais recursos de E/S e robustez. O sistema também adiciona suporte para o Jetson Xavier NX mais poderoso, de até 21-TOPS.

Aqui está uma comparação Jetson Nano vs. Xavier NX:

  • Jetson Nano – 69,6 x 45 mm; CPU 4x -A57 @ 1,43 GHz; GPU Maxwell de 128 núcleos; 4GB LPDDR4; 16GB eMMC
  • Jetson Xavier NX – 69,6 x 45 mm; 6x CPU Carmel ARMv8.2; GPU Volta de 384 núcleos; 48 núcleos tensores; LPDDR4x de 8 GB; optar. EMMC de 8 GB a 32 GB

As versões SBC do ROSCube Pico NPN medem 123,5 x 90 mm, enquanto os modelos fechados medem 140 x 110 x 63,3 mm. O modelo Jetson Nano (NPN-1) tem 4GB LPDDR4 carregado no módulo Jetson enquanto o modelo Xavier NX (NPN-2) tem 8GB LPDDR4. Ambos oferecem módulos Jetson com 16GB eMMC 5.1.

O conjunto de recursos NPN-1 e NPN-2 é o mesmo, exceto que o conector CANBus está disponível apenas no produto de nível de placa NPN-2 com alimentação NX Xavier.

As portas principais incluem HDMI 2.0, 4x GbE e 4x USB 3.1 Gen1 (2x com conectores traváveis). Há também uma porta OTG micro-USB para depuração e recuperação.

Controladores de robô compactos com Ubuntu disponíveis nas versões Jetson ou Tiger Lake
Controladores de robô compactos com Ubuntu disponíveis nas versões Jetson ou Tiger Lake

Um slot microSD está disponível e no produto de nível de placa vem pré-instalado com um cartão de 32 GB. Alguns outros recursos estão disponíveis apenas nas versões de nível de placa.

Isso inclui um conector de controle de ventilador, 3 LEDs e um conector GPIO de 40 pinos com SPI, UART, 2x I2C, 7x GPIO e 10x PWM.

Um conector de painel lateral DB-38 está listado para ambas as versões, mas é possível que seja fornecido apenas com a versão box PC.

O conector fornece 2x UART, 2x I2C, 5x PWM e SPI único, CANbus, ativação/desativação estendida, reinicialização SYS estendida e E/S de recuperação de força estendida.

Na versão box PC, o conector aparentemente de 38 pinos é colocado na frente do local do conector de 40 pinos na placa e provavelmente está conectado a ele.

O ROSCube Pico NPN é ainda equipado com dois slots M.2 internos: um B + M-key 2242 para um NVMe SSD opcional e um slot E-key para um Intel Wireless-AC 9260 opcional com dual-band WiFi e BT 5.0.

Outros recursos incluem um conector de saída de linha estéreo, um RTC e um IMU com acelerômetro de 3 eixos e giroscópio.

Uma tomada de entrada de 9-20 VCC é acompanhada por botões liga/desliga e reset e um adaptador opcional de 90W. O sistema funciona a 15W.

Há também um pino de gerenciamento de energia “para estender a função aos robôs” com funções PWR_BTN, SYS_RST, recuperação de força e LED de ativação.

O ROSCube Pico NPN tem uma faixa de operação com fluxo de ar de 0,6 m/s de -20 a 50° C ou -20 a 65° C quando sincronizado com 1,2 GHz ou inferior. Há uma faixa de umidade de 95% @ 40 °C (sem condensação).

O produto oferece resistência à vibração de 1 Grms em conformidade com IEC60068-2-64 e tolerância a choque de 50G de acordo com IEC-60068-2-27. A versão box PC oferece proteção IP40 e ambos os modelos são listados com uma variedade de EMS, EMI e conformidade de segurança.

A versão em caixa, que pesa pouco menos de um quilograma, vem com um kit de montagem em parede. Um ventilador parece estar disponível em ambos os modelos.

O ROSCube Pico NPN vem com software incluindo Ubuntu 18.04 L4T e Adlink Neuron SDK e IDE. O middleware inclui ROS/ROS 2, Neuron Library DDS com memória compartilhada e DDS com QoS extra.

ROScube Pico TGL

O ROScube Pico TGL parece ser o primeiro sistema alimentado por Tiger Lake da 11ª Geração especificamente projetado para o controle de robôs. Outros PCs compactos Tiger Lake-U que listam a robótica entre suas aplicações incluem o SPC-7000/7100 da Vecow.

Este produto apenas em caixa tem quase o mesmo design, dimensões e peso que o ROSCube Pico NPN, chegando a 140 x 110 x 63 mm e 1,02 kg.

O sistema foi projetado para robôs de serviço de uso industrial, como robôs móveis autônomos (AMRs) e robôs industriais móveis autônomos (AMIRs) e é elogiado (sem explicação) por seu “mecanismo integrado de tempo real rígido e flexível”.

O ROScube Pico TGL vem com Ubuntu 20.04 mais o Adlink Neuron SDK e middleware ROS/ROS 2. Ele também fornece o software Intel OpenVINO para aproveitar a aceleração de CPU / GPU AI aprimorada de Tiger Lake.

Conforme mostrado no gráfico abaixo, o sistema oferece uma escolha de dois processadores quad-core e um dual-core dos processadores Tiger Lake-U “E” da Intel. A capacidade de RAM DDR4-3200 é listada como 8 GB (Core-i3), 16 GB (i5) e 32 GB (i7).

Controladores de robô compactos com Ubuntu disponíveis nas versões Jetson ou Tiger Lake
Controladores de robô compactos com Ubuntu disponíveis nas versões Jetson ou Tiger Lake

O sistema possui um slot M.2 M-Key 2242 com PCIe Gen4 x4 para um NVMe SSD opcional. Os SKUs padrão oferecem SSDs NVMe PCIe Gen3 da seguinte maneira: 64 GB (i3), 128 GB (i5) e 256 GB (i7). Você também pode escolher uma opção de 512 GB.

O ROScube Pico TGL está equipado com portas DP, HDMI, GbE e 2,5 GbE. Você também obtém 4 portas USB 3.2 Gen2: 2 portas Tipo A, uma das quais tem um conector travável e 2 portas Tipo C.

Na lateral do sistema, você encontrará uma porta COM1 RS-232 e uma porta de gerenciamento de energia COM2 para estender a funcionalidade do botão liga/desliga/reset e LED para o robô.

Outros recursos incluem dois conectores de áudio, TPM 2.0, um kit de montagem em parede e um slot M.2 E-Key 2230 para um módulo opcional Intel Wireless-AC 9260.

O ROScube Pico TGL tem um conector 12-19VDC com proteção de polaridade reversa e um adaptador AC/DC 90W opcional. O consumo de energia atinge um máximo de 75W.

Há uma faixa de operação de 0 a 60° C com tolerância de umidade de 95% @ 40 ° C (sem condensação), a resistência à vibração é listada em 3 Grms por IEC 60068-2-64 e choque em 50G, ambos com M.2 SSD instalado. Existem também EMI, EMS e conformidades de segurança.

Nenhuma informação de preço ou disponibilidade foi fornecida para o ROSCube Pico NPN ou ROScube Pico TGL. Mais informações podem ser encontradas no anúncio da Adlink em Process and Control Today e nas páginas de produtos ROSCube Pico NPN e ROScube Pico TGL.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.