Crossover 18 lançado com melhorias para o suporte a DirectX

Crossover 18 lançado com melhorias para o suporte a DirectX
Crossover 18 lançado com melhorias para o suporte a DirectX

A empresa CodeWeavers anunciou o lançamento do pacote Crossover 18 com melhorias para o suporte a DirectX e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.


CrossOver é um software baseado no Wine e projetado para rodar programas e jogos escritos para Windows de uma forma bem simples e prática.
Crossover 18 lançado com melhorias para o suporte a DirectX

Para os leitores que ainda não conhecem o CrossOver, basta saber que ele é um utilitário comercial que permite executar aplicativos populares do Windows em sistemas Unix (Linux ou Mac), sem a necessidade de uma instalação do Windows.

É uma derivação do WINE com vários patches adicionados e mais facilidade para usar as ferramentas de configuração.

O Crossover é produzido pela CodeWeavers, que emprega vários programadores WINE e contribui com código para o projeto WINE.

A CodeWeavers patrocina o desenvolvimento do WINE e retorna todas as inovações implementadas para seus produtos comerciais no projeto.

Vale mencionar que este software, apesar de ter o Wine como base, não é gratuito, por isso, para usar, você deve pagar por uma licença.

Novidades do Crossover 18

A equipe da CodeWeavers atualizou o Wine para a versão 3.14, que é o coração por trás do CrossOver, que .

Segundo a empresa, a mudança fez “milhares de melhorias” no CrossOver 18 em relação às versões anteriores, apenas para sua inclusão.

O Crossover 18 agora é baseado no WINE 3.14 (o recurso que permite que programas do Windows sejam executados no macOS e no Linux) e suporta, entre outras coisas, o Outlook 2016.

Entre as correções de bugs incluídas na versão estão várias, a que mais se destacou foi a solução para um grande problema que fazia com que os menus de contexto do Office desaparecessem.

Enquanto outro problema resolvido envolveu um erro de arquivo corrompido no Office 2016 quando foi instalado através do Internet Explorer.

Erros relacionados ao cliente Battle.net também foram corrigidos.

Embora existam mudanças que ajudem os usuários do macOS, a maior parte das melhorias nesta versão está no Linux.

Enfim, nesta nova versão do CrossOver, podemos citar os seguintes destaques:

  • Foi adicionado o suporte para o Direct3D 12 implementado usando o pacote vkd3d, que fornece traduções de chamadas para a API do Vulkan;
  • O software agora é compatível com o projeto DXVK, que implementa o suporte direto para o Direct3D 10 e o Direct3D 11, por meio da tradução de chamadas na API Vulkan;
  • Nesta nova versão do CrossOver, há suporte significativamente melhorado para o DirectX 11, que funciona com o backend wined3d;
  • CrossOver agora tem a capacidade de executar alguns dos jogos mais populares da empresa Blizzard, como World of Warcraft, Overwatch e Diablo III;
  • O suporte inicial para o Outlook 2016 e a capacidade de executar o Steam sob esta nova versão do CrossOver 18 com uma simulação de ambiente do Windows 7 foi apresentado;
  • Os desenvolvedores corrigiram vários bugs relacionados ao cliente Battle.net. O Office 2016 agora pode ser reinstalado com o Internet Explorer, sem que ocorra o “Erro de arquivo danificado”;
  • Finalmente, os menus de contexto do Office não desaparecem mais.

Para saber mais sobre essa versão do Crossover, acesse o changelog do software.

Como instalar ou atualizar o Crossover

Para instalar a versão mais recente do Crossover nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface para Wine CrossOver no Linux

Outra maneira de testar o CrossOver é usando o Deepin OS, que é uma distribuição do Linux baseada no Debian que implementa esta ferramenta dentro do sistema.

O que está sendo falado no blog

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile