Darktable 3.6.1 lançado com melhorias no suporte a câmeras e correções

Foi lançado o Darktable 3.6.1 com melhorias no suporte a câmeras e correções. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.

O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.

Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.

Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.

E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.

Agora, o Darktable 3.6.1 foi lançado como a primeira atualização de manutenção para a série 3.6 do Darktable.

Novidades do Darktable 3.6.1

Darktable 3.6.1 lançado com melhorias no suporte a câmeras e correções

Lançado no início de julho, Darktable 3.6 chegou como uma versão principal que introduziu vários novos recursos e melhorias, e agora, Darktable 3.6.1 está aqui como o primeiro lançamento pontual para corrigir alguns problemas desagradáveis ​​e também adicionar suporte para novas câmeras digitais.

Primeiro, Darktable 3.6.1 adiciona suporte básico para Leica C-Lux (3:2), Nikon D6 (comprimido de 12 bits, descompactado de 12 bits, compactado de 14 bits e descompactado de 14 bits), Nikon Z fc (12 bits compactados e 14 bits compactados), câmeras Sony Alpha 7R III (ILCE-7RM3A) e Sony Alpha 7R IV (ILCE-7RM4A).

Em segundo lugar, ele apresenta um perfil de ruído para a câmera Ricoh GR III.

Quanto às correções de bugs, esta versão melhora a consistência entre o caminho da CPU e GPU no módulo de calibração de cores, aborda um pequeno problema de IU no módulo duplicado, melhora a função de expansão do módulo no painel de acesso rápido ao ativar ou desativar um módulo e correções uma falha que pode ocorrer no módulo de calibração de cores.

Também foi corrigido um possível problema encontrado no código não linear do OpenCL Bradford na funcionalidade de calibração de cores, que poderia levar à renderização incorreta da cor, uma falha que ocorre ao renomear uma máscara desenhada, um problema que afeta a renderização do seletor de cores dica de ferramenta, bem como a variável de nome de arquivo usada ao importar novas imagens e alguns vazamentos de memória.

Por último, mas não menos importante, Darktable 3.6.1 aborda um possível problema na biblioteca Exiv2 que poderia ocorrer ao tentar escrever strings vazias e corrige o botão por escala no módulo de exportação.

Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.

Como instalar

Você pode atualizar para o Darktable 3.6.1 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.

Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile