Darktable 4.4 lançado com suporte para muitas novas câmeras

Foi lançado o Darktable 4.4 com suporte para muitas novas câmeras, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.

Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.

Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.

E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.

Agora, a equipe do darktable anunciou o lançamento do darktable 4.4.

Novidades do Darktable 4.4

Darktable 4.4 lançado com suporte para muitas novas câmeras
Darktable 4.4 lançado com suporte para muitas novas câmeras

Darktable 4.4 apresenta suporte para muitas novas câmeras, incluindo Canon PowerShot SX10 IS, SX160 IS, SX20 IS, SX220 HS, SX230 HS, SX240 HS, SX30 IS, SX530 HS, SX710 HS, Fujifilm FinePix F550EXR, Fujifilm X-A7, Hasselblad X1D, Hasselblad X2D 100C, Leica M10 Monochrom (DNG), Leica M11 (DNG), Leica M11 Monochrom (DNG), Leica Q3 (DNG), Nikon Z 8 (comprimido de 14 bits), Panasonic DC-GH5M2 (4:3), Panasonic DMC-FZ100 (1:1, 3:2, 16:9), Panasonic DMC-GF8 (4:3, 1:1, 3:2, 16:9), Phase One IQ180, Phase One P45 e Sony ILME-FX30.

Ele também adiciona novas predefinições de balanço de branco para a Canon PowerShot SX160 IS, Fujifilm X-H1, Fujifilm X-H2S, Fujifilm X-T200, Nikon Z 6_2, OM System OM-1, Pentax K-1 Mark II, Ricoh GR IIIx, Câmeras Sony DSC-RX100M7, Sony ILCE-7C, Sony ILME-FX30, Canon EOS R7 e Canon EOS R10.

Novos perfis de ruído para as câmeras Canon PowerShot SX160 IS, Nikon Z 6_2, Ricoh GR IIIx, Sony ILCE-6100, Sony ILCE-7M4, Sony ILCE-7RM5 e Sony ZV-E10 também estão presentes neste lançamento.

Novos recursos no darktable 4.4 incluem a capacidade de definir várias predefinições aplicadas automaticamente em um único módulo de processamento, parâmetros padrão renovados de vários módulos de processamento, parâmetros padrão baseados em metadados de imagem para muitos módulos e suporte para configuração de fluxo de trabalho de adaptação cromática e a transformação de exibição Sigmoid módulo na opção de configuração de fluxo de trabalho padrão.

Além disso, o módulo Scopes recebeu uma nova opção de sobreposição de harmonia de cores no modo de vetorscópio RYB com suporte para nove harmonias de cores diferentes, e uma nova operação global de clicar e arrastar com o botão direito promete permitir que a rotação da imagem seja corrigida sem a necessidade de abrir primeiro o módulo Girar e Perspectiva.

Darktable 4.4 também revisa completamente a funcionalidade de máscara desenhada e apresenta várias melhorias de desempenho e aprimoramentos para vários módulos de processamento e rotinas principais.

Além disso, adiciona suporte OpenCL ao módulo Sigmoid e suporte OpenMP à exportação XCF e carregador RGBE.

Por último, mas não menos importante, o darktable 4.4 renova o código pixelpipe e as estratégias de cache, melhora o desempenho da reconstrução de realce no algoritmo oposto de pintura, melhora o modo de reconstrução de realce laplaciano guiado para consumir menos recursos e melhora os controles deslizantes e widgets para serem mais responsivos.

A funcionalidade de correção de lente recebeu suporte para arquivos DNG, as regiões XMP agora são devidamente transformadas a partir de metadados, os módulos Diffuse ou Sharpen receberam novas predefinições de nitidez, o código do seletor de cores foi completamente reformulado, o código de cálculo do histograma foi modernizado e vários bugs foram corrigidos.

Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.

Como instalar

Você pode atualizar para o Darktable 4.4 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.

Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.