Dasung Paperlike Color, um monitor E Ink com uma tela colorida

Conheça o Dasung Paperlike Color, um monitor E Ink com uma tela colorida Kaleido 3 de 25,3 polegadas. Confira os detalhes desse dispositivo.

As telas E Ink oferecem uma experiência de leitura semelhante à do papel para produtos como eReaders, sinalização digital e etiquetas de preço eletrônicas.

Mas a Dasung é uma das únicas empresas que fabrica monitores E Ink, provavelmente porque não há muita demanda por telas em preto e branco com baixas taxas de atualização de tela.

Mas o novo Dasung Paperlike Color aborda pelo menos um desses problemas. O monitor E Ink de 25,3 polegadas é o primeiro do mundo a apresentar uma tela E Ink colorida.

Dasung Paperlike Color, um monitor E Ink com uma tela colorida

Dasung Paperlike Color, um monitor E Ink com uma tela colorida
Dasung Paperlike Color, um monitor E Ink com uma tela colorida

Sim. Esse monitor possui uma tela E Ink Kaleido 3 de 25,3 polegadas, que coloca um filtro de cores sobre uma tela E Ink, permitindo exibir 4.096 cores (em vez dos 16 tons de cinza habituais).

Em outras palavras, você obtém alguns dos benefícios do E Ink sem sacrificar a capacidade de visualizar o conteúdo colorido. Isso significa que você obtém uma tela de alto contraste e baixo consumo de energia que pode ser visualizada usando apenas luz ambiente.

Há uma luz frontal que pode iluminar a tela se você precisar, mas ao iluminar as luzes de LED na tela em vez de para fora em direção aos seus olhos, muitas pessoas acham que as telas E Ink iluminadas pela frente causam menos cansaço visual do que as telas LCD ou OLED .

Mas a tecnologia Kaleido 3 é uma solução imperfeita para muitas das tarefas que você normalmente executa em um computador.

Dasung Paperlike Color, um monitor E Ink com uma tela colorida
Dasung Paperlike Color, um monitor E Ink com uma tela colorida

Além de ter uma paleta de cores limitada, as cores tendem a parecer suaves ou desbotadas quando comparadas aos monitores LCD ou OLED, a taxa de atualização da tela ainda é muito menor do que você obteria com outras tecnologias de exibição e o conteúdo colorido é exibido em resoluções e densidades de pixel mais baixas do que o conteúdo em preto e branco.

Normalmente, os monitores Kaleido 3 têm uma densidade de pixels nativa de 300 ppi para conteúdo em preto e branco e 150 ppi para cores, mas não tenho certeza de quais são esses números para o Dasung Paperlike Color.

De acordo com os materiais de marketing, o monitor tem uma tela de 25,3 polegadas, 3200 x 1800 pixels, o que significa que pode exibir cerca de 145 pixels por polegada.

Mas Dasung não diz se essa é a resolução em escala de cinza ou colorida (acho que é em preto e branco, já que é a mesma resolução usada para o Dasung Paperlike 253 e Paperlike 253 U originais, bem como outros monitores E Ink como o Onyx BOOX Mira Pró).

Em outras palavras, o Dasung Paperlike Color é provavelmente mais útil se você espera usar uma tela principalmente para ler, em vez de jogar ou assistir a vídeos.

Você está disposto a trocar alguma qualidade gráfica para fazer isso (você pode ver resquícios de imagens anteriores na tela).

Alguns dos outros recursos da tela incluem entradas HDMI, DisplayPort e USB Type-C, bem como suporte para espelhamento de tela Miracast e AirPlay e um suporte que permite inclinar a tela 90 graus para uso na orientação retrato. Há também alto-falantes estéreo embutidos.

A Dasung ainda não anunciou um preço ou data de lançamento para o Paperlike Color, mas a empresa lançou uma página de visualização para uma próxima campanha de crowdfunding do Indiegogo e as pessoas interessadas podem se inscrever para serem notificadas quando a campanha começar.

A empresa diz que haverá preços com desconto “early bird” disponíveis. Ela também está divulgando uma versão “tela curva” do próximo display Color E Ink, com uma “curvatura 4000R confortável”.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.