Debian está decidindo o que fazer com firmware não-livre

Para não penalizar seus usuários por causa de suas diretrizes, o Debian está decidindo o que fazer com firmware não-livre.

O Debian já disponibiliza milhares de pacotes na sua configuração padrão de repositórios e isso é suficiente. Entretanto, você pode precisar de alguns programas adicionais que não estão nesses repositórios padrão do sistema.

Então, se você deseja estender a lista de programas disponíveis em seus repositórios Debian, você precisa habilitar repositórios contrib e non-free.

Mas o que são esses contrib e non-free? Bom, o contrib contem programas que possuem dependências não livres e o non-free contem programas não livres.

Algumas coisas podem mudar muito no futuro do Debian. Atualmente, o famoso sistema operacional ancestral de outros, como Ubuntu ou Linux Mint, não carrega firmware não livre por padrão, embora isso signifique que algum suporte será perdido.

Além disso, não usar esse tipo de firmware também pode fazer com que o computador perca patches de segurança ou corrija problemas de usabilidade.

Eles estão discutindo isso há meses e já propuseram várias soluções. O projeto está votando sobre o que fazer no futuro.

Debian está decidindo o que fazer com firmware não-livre

Debian está decidindo o que fazer com firmware não-livre

Sim. O Debian está decidindo o que fazer com firmware não-livre. Como lemos neste endereço, eles já propuseram três opções, diferentes, mas semelhantes entre si.

Um deles seria incluir os pacotes de firmware não-livres diretamente na mídia de instalação, o que pode ser melhor para aqueles que atualmente usam hardware que exige que eles encontrem uma solução por conta própria.

  • Opção A: Inclua os pacotes de firmware não livres na mídia de instalação oficial. Os binários de firmware seriam ativados por padrão quando necessário para dar suporte a determinado hardware, mas estão sendo investigadas maneiras de permitir que os usuários desativem o suporte na inicialização, se desejado. Nesta opção, o instalador (ou sessão ao vivo) informaria ao usuário se o firmware que está sendo carregado é gratuito ou não. Isso substituiria o instalador atual do Debian, que não inclui firmware não-livre.
  • Opção B: inclua o firmware não-livre na mídia oficial de forma semelhante à opção A. A diferença é que neste caso a mídia de instalação do Debian não seria substituída. Seriam imagens separadas e complementares ao instalador que não inclui firmware não livre.
  • Opção C: Faça a mídia de instalação contendo os pacotes da seção de firmware não-livre do arquivo Debian e disponibilize-a para quem precisar junto com a mídia de instalação gratuita de forma que o usuário seja informado de antemão para baixar o arquivo lá é uma opção gratuita.

No momento, o que eles têm que fazer no Projeto Debian é votar no que fazer com esta mídia de instalação, mas eles não deram nenhuma data de quando fariam a mudança.

O que eles decidirem provavelmente verá o Debian 12, programado para algum momento de 2024. A versão mais atualizada é o Debian 11.4, que foi lançado no início de julho.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile