Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Descoberto microcódigo AMD Zen 3 no kernel do Linux

@KOMACHI_ENSAKA informou pelo Twitter que foi descoberto Microcódigo AMD Zen 3 no kernel do Linux. Confira os detalhes dessa importante novidade.

O Zen 3 foi formalmente divulgado por Lisa Su, CEO da AMD em um roadmap, durante o Tech Day da AMD em fevereiro de 2017. O Zen 3 será a 3ª iteração da microarquitetura Zen.

Descoberto microcódigo AMD Zen 3 no kernel do Linux

E no dia do investidor, em maio de 2017, Jim Anderson, vice-presidente sênior da AMD, confirmou que o Zen 3 iria usar o processo de 7nm+.

Agora, o microcódigo AMD Zen 3 foi descoberto recentemente no kernel Linux, meses antes do lançamento esperado dessa nova linha de processadores.

Descoberto microcódigo AMD Zen 3 no kernel do Linux

A descoberta foi compartilhada no Twitter por @KOMACHI_ENSAKA, que afirma que o novo código está vinculado ao EDAC, ou Detecção e correção de erros.
https://twitter.com/KOMACHI_ENSAKA/status/1218604627089707008
Pela aparência, o kernel do Linux está atualizado para suportar os processadores AMD Family 19h, que representam a nova família de chips baseados no Zen 3.

Como o leaker observa, a série AMD 17h ainda pode ser usada, pois já é suportada – a família 17h é a série AMD Zen 2 existente.

Embora este novo relatório seja sem dúvida uma boa notícia para o ecossistema Linux, também é um sinal de que estamos nos aproximando da apresentação pública do AMD Zen 3.

Os detalhes oficiais da data de lançamento ainda são muito limitados, já que a AMD permaneceu de boca fechada em alguns detalhes.

No entanto, a empresa confirmou que o Zen 3 está previsto para entrar em operação ainda este ano.

em um vídeo postado pela AMD no YouTube após o show da CES, o CEO da AMD, Lisa Su revelou:

“Ouvi um pouco através do Twitter e do Reddit sobre as quais as pessoas estão se perguntando, você sabe, a Big Navi. Posso dizer que você verá o Big Navi em 2020. Pode haver poucas pessoas se perguntando sobre o Zen 3 também, e posso dizer que o Zen 3 está indo muito bem, estamos empolgados com isso e estou ansioso para falar sobre isso no final de 2020.”


Esta confirmação é vista por muitos como uma indicação de que o Zen 3 poderia ser anunciado na Computex, que acontecerá em Taipei, de 2 a 6 de junho.

Embora não exista uma confirmação de que a revelação acontecerá na Computex, há esperança de que pelo menos mais informações sobre os novos chips sejam compartilhadas durante o show.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo