Desenvolvedores do Lockpick receberam uma queixa da Nintendo

E os desenvolvedores do Lockpick receberam uma queixa da Nintendo, mas especificamente, um aviso de remoção DMCA (Digital Millennium Copyright Act).

Sim. A Nintendo emitiu um aviso de remoção DMCA para os desenvolvedores por trás do Lockpick, uma popular ferramenta homebrew do Switch.

Desenvolvedores do Lockpick receberam uma queixa da Nintendo

Desenvolvedores do Lockpick receberam uma queixa da Nintendo
Desenvolvedores do Lockpick receberam uma queixa da Nintendo

Sim.O Desenvolvedores do Lockpick receberam uma queixa da Nintendo. Acredita-se que a ação legal possa estar ligada ao vazamento de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Isso não é porque Lockpick está de alguma forma conectado ao vazamento. Parece que o objetivo da Nintendo era impedir que os usuários de homebrews do Switch jogassem Tears of the Kingdom em um emulador de PC em vez de comprar o jogo para seus consoles.

A infeliz ironia é que o Lockpick é usado para despejar as chaves do próprio Switch do usuário. Como vários usuários do Twitter apontam, os piratas geralmente não usam as chaves de seu próprio Switch para lançar jogos piratas.

A ação contra Lockpick já afetou pelo menos um outro projeto homebrew do Switch. Os desenvolvedores do emulador Skyline postaram uma atualização informando que estavam parando de trabalhar no projeto imediatamente “devido aos possíveis riscos legais”.

O código do Skyline ainda está disponível, então é possível que outra pessoa o faça. Por enquanto, porém, a ameaça iminente de ação legal da Nintendo pode ter um efeito assustador na comunidade de homebrews do Switch.

Tem sido um par de anos ocupados para o departamento jurídico da Nintendo.

Em novembro do ano passado, a empresa foi atrás de ícones feitos por fãs que foram carregados no SteamGridDB. No início de 2022, o tits target era uma ferramenta que permitia aos usuários corrigir seus próprios jogos do Switch para serem executados no firmware personalizado do Atmosphere.

Em janeiro de 2021, houve uma remoção em massa de quase 400 jogos feitos por fãs hospedados no Game Jolt. Naquele mesmo ano, a Nintendo ganhou US$ 2,1 milhões em danos em um processo movido contra o operador de um site de ROM.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.