Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 23 – Instalando o Emerald

Emerald é um decorador de janelas para o Compiz que permite mudar a aparência das janelas, além de ser altamente personalizável. Há muitos temas disponíveis para ele que trazem bordas, barras de título, botões e assim por diante, que você não verá em outros decoradores de janela, sendo a principal razão por que Emerald foi tão popular, um tempo atrás. Por isso, que tal instalar ele no Ubuntu?

emerald-halftime

Os temas podem ser ajustados usando o Emerald Theme Manager, que permite que você altere o tamanho de bordas, sombras, barra de título fonte e alinhamento e assim por diante. Você também pode mover os botões de janela de/para a esquerda/direita, enquanto o aspecto do tema permitir.

Instalação do Emerald no Ubuntu

Tenha em mente que Emerald Window Decorator atualmente não é desenvolvido / suportado. Por causa disso, pode haver erros ou ele pode não funcionar em todos.

Para adicionar o PPA e instalar o Emerald Window Decorator no Ubuntu 13.04 ou 12.10, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);

Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8

Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o programa com o comando:

sudo apt-get install emerald

Uma vez instalado, você pode obter alguns temas para o Emerald via Gnome look, DeviantArt e assim por diante e instalá-los usando o Emerald Theme Manager: ou selecione “Importar” e procure o arquivo .emerald ou simplesmente dê um duplo clique um arquivo de tema de .emerald e Emerald Theme Manager deve instalar o tema. Não há temas Emerald instalados por padrão, então certifique-se de ter instalado pelo menos um antes de prosseguir com a próxima etapa.

Inicie o Emerald (isto irá substituir suas decorações das janelas atuais) pressionando as teclas ALT + F2 e digitando: emerald –replace (sem as aspas).

Para continuar usando o Emerald depois de um logout ou reinicialização, instale o CompizConfig Settings Manager, digitando o seguinte comando em um terminal:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Em seguida, abra o CompizConfig Settings Manager (CCSM), clique em “Window Decoration” plugin e em “Command”, digite: emerald (sem as aspas).

Revertendo as alterações

Se você quiser voltar para o decorador de janelas padrão, abra o CompizConfig Settings Manager, clique em “Window Decoration” plugin novamente e ao lado de “Command”, clique no botão de reset à direita:

Então faça o logout e login novamente dentro Você também pode remover Emerald, se quiser, mas certifique-se que você não removê-lo antes de o que foi explicado acima. Para removê-lo, execute o seguinte comando em um terminal:

sudo apt-get remove emerald

Claro, não esqueça de compartilhar com os outros leitores a sua experiência.


Entenda melhor essa história:

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile