digiKam 7.7 lançado com suporte a mais de 1180 câmeras RAW

E foi lançado o DigiKam 7.7 com suporte a mais de 1180 câmeras RAW, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.

O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.

Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.

Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.

Agora, o software de gerenciamento de fotos profissionais de código aberto e multiplataforma digiKam foi atualizado para a versão 7.7.

Novidades do DigiKam 7.7

digiKam 7.7 lançado com suporte a mais de 1180 câmeras RAW
digiKam 7.7 lançado com suporte a mais de 1180 câmeras RAW

Esta versão se preocupou em atualizar o framework Qt com uma versão LTS. Desde Qt 5.15.2, o framework é publicado apenas em particular para os clientes registrados da Qt Company.

Por acaso, o projeto KDE lida com a empresa Qt para fornecer uma versão contínua de toda a estrutura Qt, incluindo todos os patches mais importantes.

Este é o patch da coleção Qt usado a partir de agora pelo pacote digiKam AppImage. Isso permite que o digiKam se beneficie de correções importantes para suportar a versão mais recente do banco de dados Mysql e Mar iadb no plug-in QtSql.

Mesmo que o Qt 5.15.5 tenha acabado de ser lançado como código aberto, mais de um ano depois do 5.15.2, o projeto continuará a usar o Qt Collecti on Patch, já que o último lançamento do Qt5 do cliente é o 5.15.8.

Portanto, existe novamente uma lacuna séria entre o código-fonte aberto e as versões do cliente do Qt.

digiKam 7.7 lançado com suporte a mais de 1180 câmeras RAW
digiKam 7.7 lançado com suporte a mais de 1180 câmeras RAW

O KDE framework foi atualizado para a versão 5.95 mais recente, incluindo várias correções de bugs. Os processadores RAW internos baseados no código-fonte Libraw foram atualizados para o último snapshot 2022-06-17.

Mais de 1180 câmeras RAW diferentes agora são suportadas com esta versão. A nova câmera Olympus OM-1 agora é suportada nesta versão.

Com esta versão, o suporte a contêineres de imagem AVIF e JPEG-XL modernos foi aprimorado em todos os pacotes.

Também foi removida a cópia interna mais antiga dos codecs libheif e libde265 em favor de uma biblioteca de sistema mais recente para um melhor suporte do contêiner de imagem HEIF usado pela câmera do iPhone.

Outras melhorias são correções de falhas em condições específicas, correções para casos de uso de regressão, mais estabilidade com o banco de dados Mysql remoto. A internacionalização do aplicativo também foi atualizada.

Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o DigiKam

Para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.