Dock de GPU ThinkBook TGX da Lenovo já está disponível na China

Anunciada no inicio de 2024, a dock de GPU ThinkBook TGX da Lenovo já está disponível na China por CNY 1.499 (ou pouco mais de US$ 200).

No início deste ano, a Lenovo anunciou planos para lançar seus primeiros laptops com portas OCuLink com suporte para velocidades de transferência de dados de até 64 Gbps, bem como seu primeiro dock gráfico que permite usar essas portas de alta velocidade para emparelhar uma placa gráfica de desktop com um laptop.

Agora, a empresa lançou o dock gráfico Lenovo ThinkBook TGX na China, onde é vendido por CNY 1.499 (ou pouco mais de US$ 200).

Dock de GPU ThinkBook TGX da Lenovo já está disponível na China

Dock de GPU ThinkBook TGX da Lenovo já está disponível na China
Dock de GPU ThinkBook TGX da Lenovo já está disponível na China

Embora não esteja claro se ou quando você conseguirá colocar as mãos neste dock gráfico, agora que ele está disponível na China, temos uma ideia melhor dos tipos de recursos que ele suporta.

Até recentemente, a maioria dos docks gráficos externos utilizavam conexões Thunderbolt ou USB4 com suporte para velocidades de até 40 Gbps.

Este ano, os fabricantes de PCs portáteis para jogos GPD e One Netbook lançaram um par de docks compactos com suporte para OCuLink. Mas tanto o GPD G1 quanto o ONEXGPU são eGPUs compactos com GPUs móveis AMD Radeon RX 7600M XT integradas.

Isso significa que eles oferecem o tipo de desempenho que você obteria de um laptop para jogos decente, mas não há capacidade de usar uma placa gráfica de desktop ou substituir a GPU integrada por uma da NVIDIA ou Intel, por exemplo.

A solução da Lenovo, por sua vez, é basicamente um gabinete com um conjunto de portas e conectores que permite usá-lo para conectar qualquer placa gráfica de desktop recente a laptops, mini PCs, computadores de mão ou outros dispositivos com conectores OCuLink.

Bem, quase todas as placas recentes – a Lenovo observa que, para caber dentro do case, as placas não podem medir mais de 358 mm de comprimento ou 72 mm de largura.

E a empresa observa especificamente que o dock ThinkBook TGX suporta placas gráficas NVIDIA RTX séries 3000 e 4000, mas não vejo por que não funcionaria com GPUs AMD ou Intel também.

O dock em si mede 384 x 210 x 192mm (15,1″ x 8,3″ x 7,6″) e possui corpo de alumínio com conector PCIe para você alimentar sua própria placa gráfica e uma ventoinha com diâmetros de até 120mm e espessura de até 25mm).

A Lenovo também recomenda o uso de uma fonte de alimentação ATX de 850W.

Tecnicamente, a Lenovo não chama isso de dock OCuLink. Em vez disso, a empresa afirma ter um conector TGX (ou “ThinkBook Graphics Extension’).

Mas TGX é basicamente a palavra da empresa para OCuLink, que estende a interface PCIe 4×4 que normalmente é usada apenas para componentes internos para permitir a passagem de um cabo de dados de alta velocidade entre dois dispositivos.

A docking station TGX da Lenovo suporta oficialmente apenas dois laptops.

Na China eles são chamados de Lenovo ThinkBook 14+ e Lenovo ThinkBook 16+, mas na América do Norte a Lenovo disse que o dock funcionará com o ThinkBook G14 i Gen 6+ (que parece ser basicamente a versão americana do 14+) .

Mas suspeito que o dock gráfico deva funcionar com praticamente qualquer computador com uma porta OCuLink, incluindo alguns computadores de mão GPD e ONEXPLAYER recentes e mini PCs como o AOOSTAR Gem12 e o MINISFORUM EliteMini UM780 XTX.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.