DUOONE, um monitor portátil de tela dupla não tão caro

Conheça o DUOONE, um monitor portátil de tela dupla não tão caro quanto o Zenscreen Fold MQ17QH da Asus, revelado recentemente.

Esta semana, a Asus revelou um monitor portátil com tela OLED dobrável que permite usar o Zenscreen Fold MQ17QH como uma única tela de 17,3 polegadas ou duas telas de 12,5 polegadas. Mas com um preço de US$ 2.000, esse monitor dobrável será muito difícil de vender.

Pode haver uma opção mais barata, se você não se importar em colocar uma linha entre as duas metades da tela. O DUOONE é um monitor portátil de tela dupla que você também pode usar como uma única tela grande ou dois monitores menores.

DUOONE, um monitor portátil de tela dupla não tão caro

DUOONE, um monitor portátil de tela dupla não tão caro
DUOONE, um monitor portátil de tela dupla não tão caro

Já está disponível para pré-encomenda e suporta resoluções mais altas e taxas de atualização de tela mais altas do que o Zenscreen Fold, tem suporte de toque opcional e pode suportar vários dispositivos ao mesmo tempo graças a um recurso Smart KVM.

Um problema? O DUOONE é um projeto financiado por crowdfunding de uma empresa que financiou com sucesso outros projetos no Kickstarter, mas alguns desses produtos receberam críticas nada elogiosas dos usuários.

A campanha do DUOONE no Kickstarter terminou em 31 de dezembro de 2023 e a empresa afirma que começará a enviar displays aos patrocinadores em março de 2024.

Os clientes em potencial que não participaram do crowdfunding ainda podem fazer o pré-pedido através da InnLead Shop e de uma página Indiegogo InDemand (embora os preços sejam mais baixos se você passar pela loja, onde você pode pré-encomendar um modelo básico por US$ 699).

O DUOONE vem em dois tamanhos:

  • Telas de 2 x 16 polegadas, 2560 x 1600px (21,5 polegadas e 2560 x 3200 quando tratadas como uma única tela) / 144 Hz / 500 nits / tela sensível ao toque opcional / 1,5 kg (3,3 libras)
  • 2 telas de 17,3 polegadas e 3840 x 2160 pixels (22,8 polegadas e 3840 x 4320 pixels quando tratadas como uma única tela) / 60 Hz / 400 nits / tela sensível ao toque / 1,62 kg (3,58 libras)

Ambos os modelos possuem corpos em liga de alumínio e vêm com fontes de alimentação USB-PD de 35W.

Quando dobrado ao meio, o DUOONE se parece muito com um laptop, graças ao design de tela dupla e à ampla seleção de portas nas laterais, que incluem:

  • 2 x entradas mini HDMI
  • 2 x entradas USB tipo C
  • 1 x alimentação USB tipo C
  • 2 x USB Tipo A (entradas de teclado e mouse KVM)
  • 2 tomadas de áudio de 3,5 mm

Há também um dial para navegar nas configurações da tela e dois botões: um para ligar e outro para alternar os modos de exibição. Isso permite alternar entre tratar o DUOONE como uma tela grande ou duas telas menores.

A tela dupla também vem com um suporte que se conecta à parte traseira de uma tela, permitindo posicionar as telas de forma que uma fique em cima da outra.

Embora o DUOONE não suporte rotação automática da tela, ele pode ser usado nos modos retrato ou paisagem. Você só precisará usar as ferramentas do seu sistema operacional para girar a tela.

Ou você pode virar as telas 270 graus e colocá-las em uma superfície plana como uma tenda, permitindo que você visualize uma tela enquanto a pessoa do outro lado da mesa vê a outra.

Quando usado como dois monitores, você pode configurar o DUOONE para funcionar como um monitor de tela dupla para um único dispositivo ou usar as telas de forma independente conectando vários dispositivos.

Por exemplo, você pode conectar um desktop à tela inferior e um laptop à parte superior.

E graças à funcionalidade Smart KVM, você pode conectar um único mouse e teclado e usá-los para controlar ambos os dispositivos apenas movendo o cursor do mouse até a tela do dispositivo que deseja usar.

Além disso, o KVM baseado em software também deve permitir arrastar e soltar conteúdo entre dispositivos.

Embora a campanha de crowdfunding indique que o monitor DUOONE é um monitor plug and play que deve funcionar com a maioria dos dispositivos que suportam monitores HDMI ou USB-C.

Tenho certeza de que você precisará instalar software em cada dispositivo para que a funcionalidade KVM funcione, o que provavelmente ajuda a explicar por que o vídeo prático do ETA Prime menciona o recurso SmartKVM, mas na verdade não o mostra em ação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.