DXVK 2.2 lançado com suporte D3D11On12, e muito mais

E foi lançado o DXVK 2.2 com suporte D3D11On12, e muito mais. Confira os detalhes dessa importante atualização.

DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.

Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.

Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.

Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.

Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.

O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.

Agora, Philip Rebohle lançou o DXVK 2.2, um lançamento importante que introduz mudanças e melhorias importantes.

Novidades do DXVK 2.2

DXVK 2.2 lançado com suporte D3D11On12, e muito mais
DXVK 2.2 lançado com suporte D3D11On12, e muito mais

O DXVK 2.2 está aqui três meses e meio depois do DXVK 2.1, que introduziu suporte a HDR e melhorias na compilação Shader, para adicionar suporte para D3D11On12.

Esse novo recurso permite a criação de dispositivos D3D11 a partir de dispositivos D3D12 para permitir suporte a D3D12 em jogos recentes do Unity Engine, como Lego Builder’s Journey.

Os desenvolvedores explicam que:

“Isso é obtido importando o dispositivo Vulkan e os manipuladores de recursos do vkd3d-proton para o DXVK e, caso contrário, usa a implementação D3D11 existente do DXVK.”

D3D11On12 requer uma compilação vkd3d-proton recente e usa as interfaces D3D11On12CreateDevice e ID3D11On12Device.

Outro novo recurso introduzido no DXVK 2.2 é chamado de “D3D9 Partial Presentation”. Esse recurso permite que o DXVK “apresente partes de uma janela copiando o conteúdo do buffer de fundo para a memória do sistema e, em seguida, desenhando-o na janela da CPU”.

O recurso de apresentação parcial do D3D9 promete melhorar a compatibilidade com vários inicializadores de jogos, especialmente aqueles baseados no kit de ferramentas WPF, mas também alguns romances visuais.

No entanto, os desenvolvedores observam o fato de que esse recurso apresenta um desempenho perceptível.

Como esperado, esta versão também apresenta várias correções para alguns jogos.

Estes incluem Jade Empire, Sid Meier’s Pirates, Total War: Shogun 2, Battle Fantasia Revised Edition, Cold Fear, Dawn of Magic 2, DC Universe Online, Far Cry 2, Halo: The Master Chief Collection, Warhammer 40K: Space Marine, como bem como alguns jogos recentes da RE Engine.

Outras alterações dignas de nota nesta versão incluem uma correção para uma regressão que ocorreu ao renderizar formatos de textura YUY2 ou UYUY, correções para alguns erros de validação Vulkan, uso aprimorado de alguns recursos VK_EXT_extended_dynamic_state3, enumeração aprimorada de saídas DXGI em sistemas com várias placas gráficas, memória aprimorada uso em casos em que os jogos criam dispositivos D3D11 não utilizados e algumas alterações de registro, pois o DXVK não criará mais arquivos de registro por padrão.

Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição Linux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK 2.2 assim que ele chegar aos repositórios de software da sua distribuição.

Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.