EB corbos Linux, um Ubuntu para sistemas automotivos

Conheça o EB corbos Linux, um Ubuntu para sistemas automotivos. Saiba mais um pouco sobre essa importante distribuição Linux.

Recentemente foi divulgada a notícia de que a Elektrobit e a Canonical anunciaram o lançamento de uma nova distribuição, denominada “EB corbos Linux” e que é mencionado que será focada no desenvolvimento de unidades de controle eletrônico (ECU, Electronic Control Unit) para software-defined tecnologia automotiva (SDV, Software-Defined Vehicle).

EB corbos Linux, um Ubuntu para sistemas automotivos

EB corbos Linux, um Ubuntu para sistemas automotivos
EB corbos Linux, um Ubuntu para sistemas automotivos

O EB corbos Linux, baseado no Ubuntu, é uma solução de software ECU de código aberto que atende aos padrões da indústria automotiva.

A distribuição oferece um ambiente baseado no Ubuntu e no kernel do Linux, aprimorado com componentes para garantir compatibilidade com processos e padrões utilizados na indústria automotiva.

Bertrand Boisseau, líder de setor automotivo na Canonical, disse que:

“O Linux é uma solução de código aberto bem estabelecida em setores que vão desde sistemas corporativos e de nuvem em grande escala até sistemas integrados para comunicações móveis. A indústria automotiva está em um ponto de seu desenvolvimento em que a adoção do código aberto traz enormes benefícios potenciais. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Elektrobit para preencher a lacuna entre o software automotivo e o código aberto.”

A Elektrobit é uma fornecedora global visionária e premiada de produtos e serviços de software integrados e conectados para a indústria automotiva. Líder em software automotivo com mais de 35 anos atendendo a indústria.

O software da Elektrobit alimenta mais de cinco bilhões de dispositivos em mais de 600 milhões de veículos e oferece soluções flexíveis e inovadoras para software de infraestrutura automotiva, conectividade e segurança, direção automatizada e ferramentas relacionadas.

A Elektrobit é uma subsidiária integral e operada de forma independente da Continental.

Menciona-se que a distribuição como um produto, tem a finalidade de poder também ser utilizada em aplicações comerciais, marítimas e ferroviárias, médicas e agrícolas.

Além dos componentes do Ubuntu, o EB corbos Linux oferece uma pilha de software automotivo desenvolvida pela Elektrobit, incluindo um SDK especializado, um conjunto de utilitários e textos fonte.

A distribuição pode ser usada como um sistema operacional compatível com POSIX para criar soluções baseadas na plataforma adaptativa AUTOSAR e na estrutura EB corbos AdaptiveCore, totalmente integrada aos produtos EB corbos e ao hipervisor EB corbos.

Os aplicativos automotivos são distribuídos na forma de contêineres isolados, o que simplifica o gerenciamento de dependências, aumenta a flexibilidade para desenvolver extensões personalizadas e melhora a eficiência da manutenção.

Além disso, destaca-se também que suporta a execução de containers compatíveis com a especificação OCI (Open Container Initiative).

O preenchimento de base, sobre o qual os contêineres são lançados, é projetado como uma imagem atualizada atomicamente, conectada no modo somente leitura (não é especificado no anúncio, mas a julgar pela descrição, o kit de distribuição é construído com base da plataforma Ubuntu Core).

As atualizações são entregues no modo OTA (over-the-air).

“Elektrobit oferece um pacote de software totalmente personalizável que vem com um SDK, ferramentas e código-fonte. Pacotes binários comuns altamente modulares são combinados e configurados em uma solução específica de aplicativo para evitar ataques e vulnerabilidades.

Você receberá suporte contínuo com um pacote de manutenção e segurança e outras atualizações durante todo o ciclo de vida de seus projetos. A distribuição Linux também inclui gerenciamento completo do ciclo de vida da segurança.”

Vale ressaltar que a distribuição utiliza otimizações já aplicadas para High Performance Computing Systems (HPC) e é totalmente compatível com os mecanismos de segurança fornecidos pelo kernel Linux, como kernel address space randomization (KASLR), controle de acesso forçado (SELinux) , verificação criptográfica da integridade da partição (dm -verity) e TCB (Trusted Computing Base).

Espera-se que a nova distribuição forneça às montadoras um nível de funcionalidade e flexibilidade semelhante às soluções corporativas e de nuvem existentes.

Por fim, se você estiver interessado em saber mais sobre isso, pode conferir os detalhes no seguinte endereço.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.