Eclipse 4.16 lançado com um tema escuro, correções e novos recursos

Eclipse 4.16 lançado com um tema escuro, correções e novos recursos
Eclipse 4.16 lançado com um tema escuro, correções e novos recursos

E foi lançado o Eclipse 4.16 com um tema escuro, correções e novos recursos. Confira as mudanças mais importantes e veja como instalar no Linux.

Eclipse é uma plataforma de software composta por um conjunto de ferramentas de programação de código aberto multiplataforma para desenvolver o que o projeto chama de “Rich Client Applications”, em oposição a aplicativos “thin client” baseado em navegador.

Essa plataforma geralmente é usada para desenvolver ambientes de desenvolvimento integrados, como o Java IDE chamado Java Development Toolkit (JDT) e o compilador (ECJ) entregue como parte do Eclipse (e que também são usados ​​para desenvolver o próprio Eclipse).

Alguns dias atrás, a Eclipse Foundation anunciou o lançamento da nova versão do Eclipse 4.16, uma versão que eles chamaram “The Eclipse SDK Project”.

Novidades do Eclipse 4.16

Eclipse 4.16 lançado com um tema escuro, correções e novos recursos

O Eclipse SDK chegou com novos recursos para desenvolvedores Java, uma nova API na plataforma e no Equinox, novos recursos para desenvolvedores de plug-ins.

Nesta nova versão, uma das atrações é o tema “escuro” do Eclipse, que agora usa barras de rolagem escuras nativas e removeu a solução de software para a área do editor.

O tema claro padrão do Eclipse foi atualizado para melhor alinhar com o tema padrão do Windows 10. Quanto às guias quadradas, agora elas são usadas por padrão para visualizações no IDE.

Enquanto para as novidades, está a adição da nova opção (ativada por padrão) disponível na página de preferências de instalação/atualização.

Isso permite uma verificação adicional ao instalar, atualizar ou desinstalar o conteúdo usando caixas de diálogo padrão; portanto, a operação falhará com uma mensagem útil se as unidades que você estiver instalando exigirem um tempo de execução Java mais novo ou incompatível do que o usado atualmente para executar o IDE.

Em termos de telas, caixas de diálogo e barras de ferramentas, agora você pode criar pastas ausentes diretamente através do assistente “Novo arquivo”, sem criar explicitamente as pastas com antecedência.

Agora, o Eclipse suporta ligaduras de fontes no Windows, que já era compatível com Linux e macOS. Você pode especificar a fonte com as ligaduras que os editores de texto usarão usando a preferência: Geral> Aparência> Cores e fontes> Básico> Fonte de texto.

Por fim, a preferência de renomear o recurso online ou usar a caixa de diálogo foi adicionada na 4.15 como um botão de opção e agora foi alterada para uma caixa de seleção.

Agora você pode usar os botões “Selecionar tudo” ou “Desmarcar tudo” para selecionar ou desmarcar todos os marcadores de ponto de interrupção ao importar pontos de interrupção.

Na parte das melhorias para Java, podemos descobrir que para a versão 14 o Eclipse JDT é compatível. A versão inclui os seguintes recursos do Java 14: pastas, blocos de texto, alteração de expressão e, finalmente, correspondência de modelo para “Instanceof”.

A opção para ativar as funções de visualização deve estar ativada para as funções de visualização de idioma.

Além disso, você também pode alterar a gravidade padrão (aviso) do problema de compilação das funções de visualização na caixa de diálogo de propriedades do projeto aberto.

A partir do Eclipse 4.16, o SWT não precisa mais remover cores, pois eles não recebem nenhum recurso do sistema operacional. Da mesma forma, o SWT/GTK não oferece mais suporte às versões GTK anteriores à 3.20.

Além disso, várias modificações foram feitas para melhorar a experiência do tema preto no Windows, onde o tema preto compatível com o sistema operacional ainda não foi totalmente desenvolvido. Finalmente, há uma ressalva para os desenvolvedores Java no Windows.

Para saber mais sobre essa versão do Eclipse, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Eclipse 4.16

Para aqueles interessados ​​em instalar o Eclipse e recursos relacionados, eles devem saber que podem ser baixados da página oficial do projeto Eclipse em sua seção de download.

Além disso, o Eclipse Installer e outros pacotes podem ser baixados na página Eclipse Installer.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Eclipse nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Veja como instalar a IDE Eclipse no Linux via Snap
Como instalar a IDE Eclipse for Java Developers no Linux via Flatpak
Como instalar o IDE Eclipse no Arch Linux e derivados

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Não categorizado, Notícias, Open Source, OpenMandriva, openSUSE, pclinuxos, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, slackware, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Tutorial, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile