Electron 26 lançado com melhorias e correções

E foi lançado o Electron 26 com melhorias e correções, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Electron permite que você escreva aplicativos de desktop multiplataforma usando JavaScript, HTML e CSS

A plataforma Electron permite criar qualquer aplicativo gráfico usando tecnologias de navegador, cuja lógica é definida em JavaScript, HTML e CSS, e a funcionalidade pode ser estendida por meio de um sistema de plugins.

Os desenvolvedores têm acesso aos módulos Node.js, bem como a uma API estendida para criar diálogos nativos, integrar aplicativos, criar menus de contexto, integrar-se com o sistema de exibição de notificação, manipular janelas e interagir com subsistemas do Chromium.

Ao contrário dos aplicativos da Web, os programas baseados em Electron são entregues como executáveis ​​autônomos que não estão vinculados a um navegador.

Ao mesmo tempo, o desenvolvedor não precisa se preocupar em portar o aplicativo para várias plataformas, o Electron fornecerá a capacidade de compilar para todos os sistemas com suporte ao Chromium.

O Electron também fornece ferramentas para organizar a entrega e instalação automática de atualizações (as atualizações podem ser entregues de um servidor autônomo ou diretamente do GitHub).

Agora, uma nova versão do Electron 26 foi lançada recentemente, fornecendo uma estrutura independente para o desenvolvimento de aplicativos front-end de plataforma cruzada com base nos componentes Chromium, V8 e Node.js.

Novidades do Electron 26

Electron 26 lançado com melhorias e correções
Electron 26 lançado com melhorias e correções

Sim. Há alguns dias foi anunciado o lançamento da nova versão do Electron 26, que vem com base no Chromium 116, no framework Node.js 18.16.1 e no motor JavaScript V8 11.2.

O lançamento do Electron 26 destaca o fim do suporte para o ramo Electron 23.X, bem como as diferentes alterações nas APIs, melhorias de suporte, correções de bugs e muito mais.

Nesta nova versão do Electron 26 que se apresenta, como já referido no início, esta versão marca o fim do suporte para o ramo 23.X, pelo que se recomenda aos programadores que façam o salto para uma versão mais recente nas suas aplicações.

Quanto às mudanças específicas desta nova versão, destaca-se o suporte parcial ao método chrome.tabs.query(), que é uma API para interagir com o sistema de abas, que além de oferecer funções para manipular e gerenciar abas, também pode detecte o idioma da guia, faça uma captura de tela e comunique-se com os scripts de conteúdo de uma guia.

Outra mudança notável no Electron 26 é que o processo Electron principal oferece a capacidade de usar opções de linha de comando Node.js adicionais, além do arquivo de manifesto suportar o parâmetro minimal_chrome_version.

Quanto às novas APIs que foram adicionadas, destacam-se safeStorage.setUsePlainTextEncryption e safeStorage.getSelectedStorageBackend, enquanto as que foram descontinuadas foram as APIs systemPreferences.getAppLevelAppearance e systemPreferences.setAppLevelAppearance

Além disso, também destaca melhorias de suporte em menus pop-up chamados usando o teclado, bem como para efeitos de fundo de mica e acrílico no Windows, suporte para marcar um menu como iniciado pelo teclado, suporte para vários sinalizadores cli de Node.js mais no processo principal e suporte para envio de cabeçalhos HTTP com session.downloadURL().

Das outras mudanças que se destacam no Electron 26, temos:

  • Adicionado setUSBProtectedClassesHandler para permitir acesso a classes USB protegidas com WebUSB
  • Corrigido um bug em clipboard.readImage() onde ocorria uma falha quando não havia imagem PNG na área de transferência
  • Correção de uma chamada de bloqueio nativeImage.resize() antes do evento do aplicativo.
  • Corrigido um travamento do clipboard.readImage() ao ler imagens copiadas por meio do menu de contexto no macOS.
  • Corrigida a falha que ocorria ao compartilhar a tela em Wayland com PipeWire.
  • Corrigida uma possível falha ao chamar a bandeja.popUpContextMenu no macOS.
  • Corrigida a falha ao recriar um pai de uma janela do navegador cujo primeiro pai foi destruído.
  • Corrigido pop-up de permissão redundante ao pesquisar telas e janelas desktopCapturer.getSources() em Wayland.
  • Correção de um problema de acessibilidade em que a ação VoiceOverno podia ser acionada quando a bandeja era selecionada para emitir o evento de clique.
  • Corrigido o problema em que as chamadas para window.setKiosk(false) saíam da tela cheia independentemente do estado de tela cheia antes do modo quiosque.
  • Corrigido um erro de console visto ao carregar arquivos PDF.

Para saber mais sobre essa versão do Electron, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Electron

Para desenvolver com base no Electron nas principais distribuições Linux, consulte o seguinte documento.
Para rodar aplicativos e/ou trabalhar com Electron dentro do Linux, basta ter Node.JS instalado no sistema e seu gerenciador de pacotes NPM.

Para instalar a versão mais recente, basta digitar o seguinte comando:
npm install electron@latest

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.