Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

elementary OS para Raspberry Pi 4 está chegando

Os desenvolvedores do elementary anunciaram que o elementary OS para Raspberry Pi 4 está chegando. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu que apresenta o ambiente de desktop Pantheon e um conjunto de aplicativos customizado.

Esse sistema vem com um ambiente de área de trabalho chamado Pantheon e muitos aplicativos personalizados, incluindo fotos, músicas, vídeos, calendário, terminal, arquivos e muito mais.

Elementary se posiciona posicionada como uma alternativa rápida, aberta e amigável para a privacidade do Windows e do macOS.

O foco principal do projeto é um design de qualidade com o objetivo de criar um sistema fácil de usar que consome recursos mínimos e fornece alta velocidade de inicialização.

Agora, os desenvolvedores do elementary OS anunciaram suas compilações experimentais para a série Raspberry Pi 4 baseada em ARM.

elementary OS para Raspberry Pi 4 está chegando

elementary OS para Raspberry Pi 4 está chegando

Esta não é a primeira vez que o elementary OS se aventurou no domínio ARM. Eles estão lançando seu elementary OS para o Pinebook Pro baseado em ARM desde agosto de 2020.

Sim. O mais recente lançamento elementary OS 5.1 com codinome Hera está recebendo a compilação experimental para o Raspberry Pi 4.

Como CPUs ARM estão mostrando sua competência como substitutos para CPUs baseadas em x86, mais e mais distribuições Linux estão tentando suportar ARM.

Precisamos lembrá-lo de que as distros Linux já suportavam ARM há muito tempo.

A primeira distribuição a oferecer suporte à arquitetura ARM foi o Debian no ano 2000, é exatamente por causa dessa alta portabilidade que o Debian é chamado de sistema operacional universal.

Atualmente, muitas distros oferecem suporte a ARM de 64 bits, incluindo Arch Linux, Ubuntu, Gentoo, Slackware, Manjaro, etc.

A arquitetura ARM está provando grande eficiência de energia, é por isso que eles estão sendo amplamente usados ​​em smartphones, tablets e netbooks.

A Apple iniciou sua transição do processador Intel para seu próprio Apple Silicon, lançando seu Mac mini baseado em M1, MacBook Air e MacBook Pro.

A Microsoft também começou a trazer o Windows 10 para ARM. Agora, o ARM não está apenas provando sua eficiência de energia, mas também seu desempenho lado a lado com o x86.

Por muito tempo, principalmente as edições de servidor de distribuições Linux estavam disponíveis em dispositivos Raspberry Pi. Mas isso está mudando depois do Raspberry Pi 4.

O Raspberry Pi vem com 8 GB de RAM e está se lançando como um desktop de baixo custo. Com a especificação de hardware aprimorada, rodar o Linux para desktop mainstream no Raspberry Pi agora é mais fácil do que nunca.

Esta é a razão pela qual o Ubuntu também lançou sua imagem oficial para Raspberry Pi 4 com lançamento Ubuntu 20.10.

Como obter uma imagem do elementary OS para Raspberry Pi 4?

A equipe elementary do sistema operacional publicou seu build em seu programa Early Access Builds.

Isso significa que patrocinadores dedicados do elementary OS podem baixar as compilações do Raspberry Pi 4. Você também pode baixar sua compilação e obter instruções neste repositório GitHub.

Baixe a última compilação do elementary OS para Raspberry Pi 4

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile