Entregas de drones da Amazon Prime Air estão prestes a decolar

Considerado o próximo passo lógico na evolução do uso de drones, as entregas de drones da Amazon Prime Air estão prestes a decolar.

Ainda este ano, os clientes da Amazon em Lockeford, Califórnia, podem começar a ver alguns pacotes entregues por drones aéreos em vez de serem deixados por um motorista de caminhão ou van.

Entregas de drones da Amazon Prime Air estão prestes a decolar

Entregas de drones da Amazon Prime Air estão prestes a decolar
Entregas de drones da Amazon Prime Air estão prestes a decolar (Amazon Prime Air drone MK27-2)

Sim. As Entregas de drones da Amazon Prime Air estão prestes a decolar. Esse é o próximo passo para o Amazon Prime Air, uma iniciativa de entrega por drone que a Amazon lançou pela primeira vez em 2013, mas que só foi implantada em testes de escala muito pequena até agora.

Mas a Amazon parece confiante de que a tecnologia está pronta para um projeto piloto maior… embora não seja um programa piloto tão grande. Lockeford tem uma população de pouco mais de 3.500 pessoas.

Se tudo correr conforme o planejado, os clientes da Amazon em Lockeford poderão optar por entregas Prime Air e verão itens qualificados ao fazer compras. Uma vez que um pedido é feito, a Amazon começará a trabalhar no processamento e envio do pedido…

Ainda há uma chance de que as coisas não saiam conforme o planejado.

A Amazon diz que está “trabalhando com a Federal Aviation Administration (FAA) e autoridades locais em Lockeford para obter permissão para realizar essas entregas”, o que parece indicar que nem todas essas permissões estão em vigor ainda.

Mas, teoricamente, a tecnologia poderia permitir que a Amazon entregasse pacotes em locais que podem ser mais difíceis ou menos eficientes em termos de combustível para chegar por estrada.

Para reduzir os riscos de perder um pacote (ou um drone), a Amazon diz que desenvolveu uma tecnologia que permite que seus drones detectem e evitem obstáculos (incluindo “outras aeronaves, pessoas, animais de estimação”) mesmo quando não há uma pessoa por perto para guiar o drone.

A Amazon diz que seu mais recente design de drone (MK27-2) tem um design hexagonal, seis hélices que foram projetadas para produzir menos ruído de alta frequência e seis graus de liberdade para melhorar a estabilidade durante o voo.

A Amazon não forneceu informações sobre quanto peso seus drones mais recentes podem carregar ou até onde podem viajar, mas neste momento provavelmente é seguro dizer que apenas um pequeno subconjunto dos itens que a empresa vende será elegível para entrega por drone.

A Amazon diz que “milhares de itens do dia a dia” estarão disponíveis.

Não há informações sobre se ou quando o Prime Air será lançado para outras comunidades, mas provavelmente dependerá de como as coisas vão em Lockeford.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.