Escuelas Linux 6.7 lançado com Wine 5 e várias outras atualizações

E foi lançado o Escuelas Linux 6.7 com Wine 5 e várias outras atualizações e melhorias. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Escuelas Linux é uma distribuição básica no Bodhi Linux (que é uma distribuição baseada no Ubuntu), com uma grande variedade de programas educacionais e que você pode instalar praticamente em qualquer equipamento, seja de 32 ou 64 bits.

Escuelas Linux 6.7 lançado com Wine 5 e várias outras atualizações

Por ser baseada no Bodhi Linux, essa distribuição usa sua própria versão do ambiente de desktop Enlightenment 17 chamado Moksha Desktop e oferece alguns dos melhores softwares educacionais gratuitos.

Agora, Alejandro Díaz anunciou a disponibilidade geral do Escuelas Linux 6.7, o primeiro lançamento desta distribuição Linux com orientação educacional na nova década.

Novidades do Escuelas Linux 6.7

Como não poderia ser diferente, o Escuelas Linux 6.7 chega em 2020 com alguns dos melhores softwares educacionais gratuitos.

Isso inclui o GCompris 0.97, a melhor suíte educacional gratuita para as crianças aprenderem todos os tipos de atividades, toda a suíte de escritório do LibreOffice 6.4 com suporte para sistemas de 32 e 64 bits, além do Hot Potatoes 7.0, um aplicativo para criação de recursos interativos e o Veyon 4.3 para monitoramento de computadores e gerenciamento de sala de aula.

Também está incluído o novo software Wine 5.0, que permite aos usuários executar vários aplicativos ou jogos criados apenas para o sistema operacional Microsoft Windows.

Neste lançamento, também estão incluídos os navegadores Mozilla Firefox 73, Google Chrome 80 e Chromium 79.

O ambiente de desktop padrão nesta versão é o Moksha 0.3.1 mais recente, desenvolvido em colaboração com a equipe do Bodhi Linux. Esta versão traz vários novos recursos e maior estabilidade.

O desktop Moksha tornará mais fácil para os novatos em Linux encontrar e usar todo o incrível software gratuito incluído na distribuição, que vem com muitos outros aplicativos interessantes, como Balena Etcher, GeoGebra, OnlyOffice (apenas 64 bits), TeamViewer e Zotero.

Outra mudança interessante é uma nova opção “Confirmar Alterações na Área de Trabalho” no menu Sistema, que facilita muito os usuários fazerem alterações permanentes em uma área de trabalho bloqueada do Escuelas Linux, sem precisar mudar para uma linha de comando.

O Escuelas Linux 6.7 vem acompanhado do complemento Developer Pack 2.1, que fornece aos desenvolvedores acesso a alguns dos melhores aplicativos gratuitos de codificação. Isso inclui Eclipse 2019-12, Android Studio 3.5.3, NetBeans 11.2, além de uma pilha LAMP completa (Linux, Apache, MySQL e PHP).

PSeInt, Karel J. Robot Simulator e SQLite também estão incluídos no Developer Pack, juntamente com o suporte para configurar um servidor Moodle local e os plug-ins NetBeans e Eclipse para o desenvolvimento de PHP.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Escuelas Linux 6.7

O Escuelas Linux 6.7 já está disponível para download em sistemas de 64 e 32 bits, com versões em inglês e espanhol separadas. Uma edição Escuelas Linux 6.7 Legacy também está disponível para computadores de 32 bits muito antigos com no máximo 700 MB de RAM.

A imagem ISO do Escuelas Linux 6.7 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Categorias bodhi, Linux, Notícias, Open Source, Software livre, Ubuntu Tags , , ,

Deixe um comentário

Sair da versão mobile