Está chegando o primeiro laptop com processador RISC-V

Sempre falamos sobre os chips dessa arquitetura aqui no blog, mas agora, está chegando o primeiro laptop com processador RISC-V.

O primeiro laptop alimentado por um processador que usa a arquitetura RISC-V chama-se “Roma” e vem de uma colaboração entre a DeepComputing da China e a Xcalibyte, e está em pré-venda.

Está chegando o primeiro laptop com processador RISC-V

Está chegando o primeiro laptop com processador RISC-V
Está chegando o primeiro laptop com processador RISC-V

Sim. Está chegando o primeiro laptop com processador RISC-V, e espera-se que comece a ser enviado no final do quarto trimestre de 2022.

Por enquanto, parece ser destinado a desenvolvedores que desejam construir e testar software em um computador RISC-V nativo, mas pode abrir caminho para futuros laptops (e outros dispositivos) projetados para o público em geral.

No calor do computador Roma está um sistema em um módulo (SOM) com um processador RISC-V quad-core “não anunciado“, uma GPU e NPU para gráficos acelerados por hardware e IA.

As empresas planejam oferecer uma escolha de chips de 12nm (Pro) ou 28nm (Standard) no lançamento, mas o SOM é removível e atualizável, permitindo que os usuários mudem de um para outro ou possivelmente até atualizem para um processador de maior desempenho no futuro.

De fato, a Xcalibyte diz que o computador centrado no desenvolvedor “vem com atualizações gratuitas de RISC-V SoC e SOM, bem como acesso antecipado a qualquer laptop de próxima geração e atualizações de acessórios, além de um desconto generoso”.

Outros recursos do laptop incluem suporte para até 16 GB de memória LPDDR4/LPDDR4X, até 256 GB de armazenamento e um enclave seguro ARM SC3000. As empresas dizem que o computador suporta “a maioria das variantes do Linux”.

Esta não é a primeira vez que falamos sobre um laptop RISC-V.

No mês passado, a CNX Software informou que o designer chinês de chips RISC-V, StarFive, estava pedindo às pessoas que preenchessem uma pesquisa sobre seu interesse em laptops RISC-V, mini PCs ou computadores de placa única.

Não está claro se esse projeto está relacionado ao computador Roma ou se o novo laptop da DeepComputing e Xcalibyte é um projeto separado.

De acordo com o anúncio do laptop, o computador Roma foi projetado com suporte da RISC-V International, e o site de notícias Linux Phoronix diz que eles foram avisados ​​sobre o novo laptop por um contato da RISC-V International, dando um pouco de credibilidade ao projeto.

Diz-se que estará disponível apenas em quantidades limitadas no lançamento. As pessoas interessadas em pré-encomendar podem registrar seu interesse no site da Roma.

Está chegando o primeiro laptop com processador RISC-V
Está chegando o primeiro laptop com processador RISC-V

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.