exGENT Linux agora está disponível para Raspberry Pi 4

exGENT Linux agora está disponível para Raspberry Pi 4
exGENT Linux agora está disponível para Raspberry Pi 4

O desenvolvedor Arne Exton anunciou que o exGENT Linux agora está disponível para Raspberry Pi 4. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Baseado no Gentoo Linux, o exGENT é uma distribuição criada por Arne Exton e projetada para usuários avançados do Linux e para qualquer pessoa que realmente queira aprender Linux.

exGENT Linux agora está disponível para Raspberry Pi 4

Além disso esse é um dos poucos sistemas Gentoo live atualizados, algo importante par quem quer experimentar um sistema Gentoo, sem precisar instalar.

Agora, o desenvolvedor Arne Exton está experimentando novos projetos e lançou uma versão de sua distribuição exGENT Linux para o mais recente computador de placa única Raspberry Pi 4.

Novidades do exGENT Linux

Sim. Embora o exGENT Linux já seja divertido de usar no PC, agora você pode usá-lo em seu pequeno computador Raspberry Pi 4, graças ao trabalho duro do desenvolvedor Arne Exton.

Arne Exton explica que:

“Criei um sistema Gentoo para o Raspberry Pi 4. Apenas por diversão, mas levei quatro dias para compilar tudo do zero. Seis dias se eu incluir tentativas fracassadas de instalar o Firefox e o Chromium.”

Observando o exGENT para o Raspberry Pi 4, percebe-se que é um sistema completo do Gentoo Linux com o ambiente de desktop leve LXDE.

Ele é fornecido com vários aplicativos populares, incluindo o navegador Vivaldi, editor de imagens GIMP, SMPlayer video player e gerenciador de conexão de rede NetworkManager.

Sob o capô, o exGENT para Raspberry Pi 4 está usando o kernel Linux 4.19.113-exton-v8, otimizado para arquiteturas ARM e dispositivos Raspberry Pi.

Embora o exGENT tenha sido otimizado para o Raspberry Pi 4, você também pode executá-lo em modelos mais antigos, como o Raspberry Pi 3 modelo B e B+, mas isso não é recomendado, devido ao desempenho inferior.

No Raspberry Pi 4, o exGENT Linux é bastante rápido, informa o desenvolvedor, mas você deve usá-lo nos modelos de 2 GB ou 4 GB, não no modelo de 1 GB, pois o sistema pode travar frequentemente ao assistir a vídeos.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

exGENT Linux agora está disponível para Raspberry Pi 4 – Baixe e experimente o exGENT Linux

Se você quiser experimentar o exGENT Linux no seu computador Raspberry Pi 4, baixe a imagem agora mesmo no site do desenvolvedor, onde também encontrará instruções de instalação e detalhes de uso.

A imagem ISO do exGENT Linux já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Gentoo, Linux, Notícias, Open Source, Software livre Marcado com , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile