Extensão Add to Desktop permite criar atalhos com facilidade

Se você quer adicionar atalhos de aplicativos à área de trabalho, a extensão Add to Desktop permite criar atalhos com facilidade.

Procurando uma maneira fácil de adicionar atalhos de aplicativos à área de trabalho no Ubuntu?

Nesse caso, a extensão GNOME habilmente chamada de Add to Desktop é o que você precisa. Esses complementos simples e diretos tornam a criação de atalhos na área de trabalho para seus aplicativos favoritos muito fácil.

Extensão Add to Desktop permite criar atalhos com facilidade

Extensão Add to Desktop permite criar atalhos com facilidade
Extensão Add to Desktop permite criar atalhos com facilidade

Esta extensão simples tenta facilitar o processo do GNOME para criar um atalho na área de trabalho para aplicativos.

A ideia é simples: em vez de procurar os .desktoparquivos em várias pastas, vamos usar o iniciador de aplicativos que já agrupa todos os nossos aplicativos.

Esta extensão adiciona uma nova linha ao menu de contexto do aplicativo no iniciador de aplicativos, a nova entrada (‘Adicionar à área de trabalho’), se clicada, cria automaticamente um atalho na área de trabalho para o aplicativo.

Com ela, basta abrir a grade de aplicativos no Ubuntu, clicar com o botão direito do mouse em qualquer atalho de aplicativo que você vir, selecionar “Adicionar à área de trabalho”e pronto: trabalho concluído:

Extensão Add to Desktop permite criar atalhos com facilidade
Extensão Add to Desktop permite criar atalhos com facilidade (Foto reprodução: omgubuntu)

Obviamente, você não precisa de uma extensão do GNOME para fazer isso. Você pode colocar atalhos de aplicativos na área de trabalho do Ubuntu usando o gerenciador de arquivos Nautilus.

Você navega para ~/usr/share/applications (ou outra pasta com atalhos) e arrasta e solta os arquivos .desktop relevantes para a pasta ~/Desktop e bam: pronto.

Mas honestamente: por que se preocupar?

Add to Desktop torna o processo mais simples sem esforço.

Esta extensão foi projetada para funcionar junto com uma extensão de ‘ícones da área de trabalho’ (o Ubuntu vem com uma por padrão, portanto, certifique-se de que esteja ativada). Se você não usar um, não verá nada além da pasta ~/Desktop.

Quaisquer atalhos de aplicativos adicionados à área de trabalho dessa maneira se comportam como qualquer outro arquivo ou pasta.

Você pode clicar duas vezes em um atalho para abri-lo; arraste/mova-os; clique com o botão direito neles para acessar as opções (por exemplo, “iniciar usando placa gráfica dedicada”) e ‘lixá-los’ para se livrar.

Um bônus: você pode arrastar arquivos para atalhos de aplicativos de desktop para abri-los, por exemplo, arraste um MP3 para Amberol e ele abre e toca; arraste um JPG para o GIMP e abra para edição, etc. Você não pode fazer isso com atalhos fixados no Ubuntu Dock.

Em resumo, uma ótima economia de tempo para quem gosta de colocar atalhos de aplicativos na área de trabalho.

Você pode obter a extensão Add to Desktop no GNOME extensions, seja por meio de um navegador ou (recomendado) do aplicativo Gerenciador de extensões da área de trabalho.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.