Fairphone lançou o Android 13 para o Fairphone 4

Passados pouco mais de um mês após o lançamento do Fairphone 5, a Fairphone lançou o Android 13 para o Fairphone 4.

A maioria dos fabricantes de smartphones modernos lança vários novos modelos todos os anos. A empresa holandesa Fairphone adota uma abordagem mais lenta e deliberada, lançando um novo telefone a cada poucos anos, mas oferecendo suporte de longo prazo para hardware à medida que envelhece.

Assim, pouco mais de um mês após o lançamento do Fairphone 5, a empresa anunciou que uma atualização oficial do Android 13 já está disponível para o Fairphone 4 da geração anterior.

Fairphone lançou o Android 13 para o Fairphone 4

Fairphone lançou o Android 13 para o Fairphone 4
Fairphone lançou o Android 13 para o Fairphone 4

Isso não é particularmente surpreendente. O Fairphone 4 tem apenas dois anos neste momento e, quando a empresa lançou o telefone, prometeu oferecer atualizações de software pelo menos até o final de 2025, mas possivelmente por mais um ou dois anos depois disso.

Mas ainda é digno de nota porque a pequena empresa geralmente conseguiu cumprir suas promessas de oferecer suporte de software e hardware de longo prazo, quando as empresas maiores têm o hábito de abandonar os telefones depois de um ou dois anos.

Mas o compromisso da empresa com atualizações de software de longo prazo (embora um tanto lentas) está se tornando um pouco menos surpreendente.

Outros fabricantes de telefones Android começaram a expandir o prazo de atualização para seus principais telefones – há rumores de que o Google poderia prometer até 7 anos de atualizações de software para os telefones da série Pixel 8 com lançamento previsto para 4 de outubro.

O smartphone da Fairphone ainda pode se destacar devido a alguns outros recursos. A empresa utiliza materiais de origem ética para fabricar seu hardware, sempre que possível.

O hardware Fairphone também normalmente apresenta um bootloader desbloqueável, facilitando a instalação de ROMs personalizados ou até mesmo de sistemas operacionais não Android, como o Ubuntu Touch.

E embora um número crescente de fabricantes de telefones venda peças sobressalentes e ofereça guias de reparo para ajudar as pessoas a continuar usando seus telefones mesmo depois de uma peça quebrar, a Fairphone também enfatiza um design modular e reparável que torna os reparos relativamente simples.

O FairPhone 4 possui uma tela LCD IPS de 6,3 polegadas e 2340 x 1080 pixels, um processador Qualcomm Snapdragon 750G e 6 GB ou 8 GB de memória e 128 GB ou 256 GB de armazenamento.

O telefone foi originalmente fornecido com Android 11, mas recebeu uma atualização do Android 12 no início deste ano.

Possui uma bateria de 3.905 mAh substituível pelo usuário e uma tampa traseira fácil de remover para acessar o interior do telefone.

A Fairphone vende peças de reposição para quase todos os principais componentes do telefone, permitindo aos usuários substituir uma tela quebrada, uma porta quebrada ou um alto-falante com defeito sem visitar uma oficina de conserto de hardware.

Fairphone lançou o Android 13 para o Fairphone 4
Fairphone lançou o Android 13 para o Fairphone 4

Quanto à atualização do Android 13, ela traz suporte para ícones de aplicativos temáticos, controles de mídia atualizados, preferências de idioma por aplicativo, correções de bugs e melhorias de privacidade.

Se você está experimentando um pouco de déjà vu com o anúncio de que o Android 13 está disponível para o telefone, isso pode ser porque uma versão não oficial do Android 13 para o Fairphone 4 foi lançada pelo membro xda-developers tfbb no final de 2022.

É O Fairphone levou cerca de 10 meses para se atualizar (embora, para ser justo, as atualizações com suporte oficial tenham que cumprir um padrão mais alto do que uma ROM não oficial e sem suporte quando se trata de estabilidade, segurança e desempenho).

Embora o Fairphone 4 seja vendido principalmente na Europa, os clientes nos EUA (ou em outros países) podem adquirir um Murena Fairphone 4 que vem com uma versão do Android sem Google chamada /e/OS.

Mas lembre-se de que ele tem suporte de hardware limitado para redes sem fio dos EUA e funciona melhor com a T-Mobile.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.