Fedora 41 não incluirá sessões GNOME Xorg por padrão

Para encorajar seus usuários a mudarem para o Wayland, o Fedora 41 não incluirá sessões GNOME Xorg por padrão.

O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.

O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.

Agora, o Grupo de Trabalho da Estação de Trabalho Fedora decidiu parar de instalar as sessões GNOME Xorg por padrão, começando com o Fedora 41.

Fedora 41 não incluirá sessões GNOME Xorg por padrão

Fedora 41 não incluirá sessões GNOME Xorg por padrão
Fedora 41 não incluirá sessões GNOME Xorg por padrão

Sim. O Fedora 41 não incluirá sessões GNOME Xorg por padrão. Em outras palavras, após a mudança para remover o X11 do Plasma 6 no Fedora 40, o Fedora 41, com lançamento previsto para o final do ano, também eliminará a opção de usar a sessão do Xorg na tela de login.

Esta mudança está alinhada com a direção geral do Fedora em relação ao uso do Wayland. Ou seja, esta decisão visa encorajar os usuários a mudar para o Wayland, garantindo ao mesmo tempo que as instalações existentes não sejam quebradas.

Em relação a isso, a sessão clássica do GNOME, que inclui sessões Wayland e Xorg, será dividida para manter a sessão Clássica como instalação padrão.

A mudança, inicialmente proposta para o Fedora 40, foi considerada tarde demais para implementação e será formalmente introduzida no Fedora 41 como uma mudança em todo o sistema.

Para esclarecer, o Fedora continuará a oferecer suporte ao Xorg no GNOME; simplesmente não será incluído por padrão em novas instalações.

Fedora 41 não incluirá sessões GNOME Xorg por padrão
Fedora 41 não incluirá sessões GNOME Xorg por padrão

No entanto, os usuários que fizerem atualizações entre as principais versões do Fedora ainda terão o Xorg, pois ele permanece disponível através de atualizações locais.

Para aqueles com instalações recentes do Fedora 41, adicionar o Xorg exigirá a instalação manual dos pacotes necessários.

Como a comunidade Fedora reagirá à transição do Xorg para o Wayland é incerta. Enquanto outras distribuições estão se afastando cautelosamente do Xorg, o Fedora se destaca por sua vontade de inovar, mudando corajosamente para confiar totalmente no Wayland.

Apesar das inúmeras reclamações de usuários indicando que o Wayland pode não estar totalmente preparado para uso generalizado devido a problemas persistentes, há um consenso de que a era do Xorg está chegando ao fim e o Wayland representa o futuro dos protocolos de exibição.

Contudo, se avançar com a tecnologia com a sua quota-parte de problemas é a melhor abordagem continua a ser uma questão que só o tempo poderá responder.

Por fim, este link fornece mais informações sobre a decisão do Fedora 41 de remover o suporte Xorg de sua instalação padrão.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.