Fedora Onyx aprovado para ser o imutável Spin Fedora com Budgie

Pouco tempo depois de Joshua Strobl ter feito a proposta, o Fedora Onyx foi aprovado para ser o imutável Spin Fedora com Budgie.

No final de abril de 2023, o desenvolvedor do Budgie Desktop e mantenedor do Solus, Joshua Strobl, propôs uma variante oficial imutável/emergente do Fedora Linux com o ambiente de desktop Budgie, complementando o Spin Fedora Budgie que foi introduzido com o lançamento do Fedora Linux 38.

Agora, o Fedora Onyx, foi aprovado para o próximo lançamento do Fedora Linux 39, para ser o sistema imutável Spin Fedora com Budgie.

Fedora Onyx aprovado para ser o imutável Spin Fedora com Budgie

Fedora Onyx aprovado para ser o imutável Spin Fedora com Budgie
Fedora Onyx aprovado para ser o imutável Spin Fedora com Budgie

Um sistema imutável nunca é modificado depois de implantado, pois os componentes são apenas substituídos, não alterados. Enfim, um sistema imutável nunca é modificado depois de implantado.

Com base nessa ideia, o Fedora Onyx visa oferecer aos usuários do Fedora Linux mais um sistema operacional de desktop imutável/atômico no estilo do Fedora Silverblue, Fedora Kinoite e Fedora Sericea, aproveitando tecnologias como rpm-ostree, Podman, toolbx e Flatpak.

Em sua proposta, Joshua Strobl disse que:

“Ao desenvolver ativamente e alavancar tecnologias adotadas por variantes imutáveis ​​semelhantes do Fedora (Kinoite, Sericea e Silverblue), o Fedora Onyx pode ajudar a fortalecer essas variantes, colocando mais contribuidores na construção e amadurecimento de nossas tecnologias compartilhadas.”

A proposta foi recentemente aprovada pelo Fedora Engineering Steering Committee (FESCo) e o Fedora Onyx agora está pronto para ver a luz do dia como parte do próximo lançamento do Fedora Linux 39, previsto para meados de outubro de 2023.

A boa notícia para aqueles que desejam usar o ambiente de desktop Budgie em cima de seu sistema Fedora Linux imutável é que, quando o Fedora Onyx for lançado, os usuários existentes com instalações ostree poderão rebasear perfeitamente seus sistemas para o Fedora Onyx, da mesma forma que fariam usando qualquer outra variante oficial.

E, claro, o Fedora Onyx também deve estar disponível como uma imagem ISO para download, mas ainda não sabemos quais arquiteturas serão suportadas no momento do lançamento.

Vamos torcer para que, até o Fedora Linux 39 chegar ao canal beta público, eu possa levar o Fedora Onyx para um teste rápido para dar a vocês uma primeira olhada adequada e falar mais sobre seus benefícios em relação a outras rodadas do Fedora Linux.

Quanto ao Fedora Linux 39, ele oferecerá muitos outros novos recursos interessantes, como fedora-autofirstboot para todas as variantes de desktop executarem um conjunto predeterminado de tarefas durante a primeira inicialização após a instalação, como instalação de codecs ou limpeza de pacotes de instalação e DNF5 como o nova ferramenta de embalagem padrão.

O Fedora Linux 39 também suportará a ativação automática de sobreposições persistentes ao atualizar a mídia ao vivo do Fedora Linux para pendrives e habilitar DNF/RPM Copy on Write para todas as variantes para reduzir a quantidade de E/S e compensa o custo da CPU da descompressão do pacote.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.