FEX-Emu 2212 lançado com suporte a GPUs Radeon mais antigas

E foi lançado o FEX-Emu 2212 com suporte a GPUs Radeon mais antigas. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

O FEX permite que você execute binários x86 e x86-64 em um host AArch64, semelhante ao qemu-user e box86.

Ele tem suporte nativo para uma sobreposição de rootfs, então você não precisa fazer chroot, assim como alguns thunklibs para que ele possa encaminhar coisas como GL para o host.

O FEX apresenta uma interface Linux 5.0 para o convidado e suporta AArch64 e x86-64 como hosts. FEX é muito trabalho em andamento, então espere que as coisas mudem.

O FEX foi testado para compilar e executar em hardware ARMv8.0, ARMv8.1+ e x86-64 (AVX ou mais recente). ARMv7 e hardware x86 mais antigo não funcionarão. O uso esperado do sistema operacional é Linux. O FEX foi testado com o Ubuntu 20.04, 20.10 e 21.04. Também Arch Linux.

No último fim de semana, foi lançado o Box86 0.2.6 e Box64 0.1.8 para desfrutar de binários x86 e x86_64 Linux em Arm de 64 bits e outras arquiteturas de CPU.

Agora, o projeto lançou sua mais nova atualização de recursos, o FEX-Emu 2212.

Novidades do FEX-Emu 2212

FEX-Emu 2212 lançado com suporte a GPUs Radeon mais antigas
FEX-Emu 2212 lançado com suporte a GPUs Radeon mais antigas

FEX-Emu é o projeto de software de código aberto que trabalha na emulação de software x86/x86_64 em AArch64.

O FEX-Emu é uma das principais opções para executar binários x86 no Arm de 64 bits e amadureceu o suficiente para permitir que jogos Linux e títulos do Steam Play sejam executados no Arm.

E o FEX 2212 foi lançado como a mais nova atualização brilhante deste software promissor.

O FEX 2212 é outro passo significativo para este emulador, permitindo um impressionante suporte binário x86/x86_64 em sistemas Arm Linux de 64 bits.

Com o FEX 2212, há suporte para GPUs Radeon mais antigas, o início do suporte de emulação AVX, suporte de emulação SGDT para obter jogos que dependem da proteção contra cópia Denuvo para trabalhar um pouco mais adiante e vários outros aprimoramentos.

O FEX 2212 começou a trabalhar na emulação de Advanced Vector Extensions (AVX) e, para isso, conta com o processador Arm que suporta operações SVE de 256 bits.

Embora a emulação AVX seja importante, o único processador Arm atualmente com esse suporte SVE de 256 bits é o Neoverse-V1. Portanto, essa emulação AVX é mais avançada para futuros chips Arm, onde o suporte SVE de 256 bits se torna mais difundido.

No FEX-Emu 2212, a emulação AVX também é apenas uma implementação parcial neste ponto.

Para melhorar ainda mais a perspectiva FEX para jogos, a versão 2212 adiciona suporte para arquivos de configuração baseados em SteamID. O FEX 2212 também implementa suporte à instrução SGDT.

Por sua vez, isso permite que os jogos que dependem do controverso software Denuvo “vão um pouco mais longe antes de travarem terrivelmente”.

Além disso, melhorar o FEX para experiência de jogo não está mais anunciando a instrução PCLMUL se a extensão criptográfica não for suportada no host. Isso corrige o Steam em execução no Raspberry Pi, caso contrário, ele travaria ao acessar o OpenSSL.

As GPUs ATI/AMD Radeon mais antigas agora devem funcionar com FEX 2212 para as placas Arm existentes com slots PCI Express.

O FEX 2212 também melhorou seu código de emulação ioctl que, por sua vez, permite que o driver Radeon DRM funcione com este emulador.

O uso do driver de kernel AMDGPU mais recente para placas gráficas GCN 1.2+ (ou GCN 1.0/1.1 experimentalmente) já é compatível, enquanto para pré-GCN 1.2 (ou pré-GCN se estiver usando o suporte experimental AMDGPU 1.0/1.1), o driver Radeon DRM agora é compatível com o uso de placas gráficas mais antigas.

O FEX 2212 agora também gera operações IR de acesso de registro diretamente para uma redução de cerca de 12% no tempo de compilação JIT e torna este emulador mais responsivo.

O FEX 2212 também traz otimizações para reduzir interrupções, E/S de arquivo aprimorada para aplicativos, tempo de inicialização mais rápido e outras melhorias.

Para saber mais sobre essa versão do FEX-Emu, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o FEX-Emu

Para instalar a versão mais recente do FEX-Emu nas principais distribuições Linux, faça o seguinte:

Para Ubuntu, execute o seguinte comando no terminal para instalar o FEX por meio de um PPA.
curl --silent https://raw.githubusercontent.com/FEX-Emu/FEX/main/Scripts/InstallFEX.py --output /tmp/InstallFEX.py && python3 /tmp/InstallFEX.py && rm /tmp/InstallFEX.py

Este comando orientará você na instalação do FEX por meio de um PPA e no download de um RootFS para uso com o FEX.

O Ubuntu PPA é atualizado com os lançamentos mensais.

Para todos os outras distribuições linux, por favor, acesse o Building FEX.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.