FFmpeg 6.1 lançado com codificador VAAPI AV1, e muito mais

O projeto FFmpeg lançou o FFmpeg 6.1 com codificador VAAPI AV1, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

FFmpeg é uma ferramenta muito poderosa com a qual podemos realizar muitas tarefas relacionadas a vídeo e áudio, e que também permite gravar a tela do nosso PC.

O software é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.

Agora, o projeto FFmpeg lançou uma nova versão principal de seu framework multimídia que é usado por vários jogos e aplicativos, o FFmpeg 6.1.

Novidades do FFmpeg 6.1

FFmpeg 6.1 lançado com codificador VAAPI AV1, e muito mais
FFmpeg 6.1 lançado com codificador VAAPI AV1, e muito mais

Sim. A estrutura multimídia de código aberto FFmpeg 6.1 foi lançada como uma atualização importante que traz novos recursos, novos decodificadores, novos filtros e muitas outras mudanças.

Vindo mais de oito meses após o FFmpeg 6.0 “Von Neumann”, o lançamento do FFmpeg 6.1 é apelidado de “Heaviside” e apresenta decodificação acelerada por hardware multi-threaded Vulkan com suporte aos codecs H264, HEVC e AV1, bem como um VAAPI (Video Acceleration API) codificador AV1.

Ele também adiciona suporte para codecs HEVC, VP9 e AV1 em formatos FLV e RTMP aprimorados, um decodificador e desmultiplicador de vídeo Playdate, um desmultiplicador e decodificador OSQ, analisador Essential Video Coding, muxer, demuxer e frame merge bsf, Raw AC-4 muxer e demuxer e analisador de fluxo de bits Raw VVC, muxer e demuxer.

O suporte para dicas P_SKIP para acelerar a codificação libx264 também foi adicionado no FFmpeg 6.1, que também introduz um decodificador de vídeo vMix, um decodificador de vídeo RivaTuner, um decodificador libaribcaption, um codificador de vídeo Microsoft RLE, um desmultiplicador CRI USM e estende VAAPI suporte para libva-win32 no Windows.

Como esperado, novos filtros estão presentes nesta versão, incluindo filtro de fonte de áudio afireqsrc, filtro arls, filtro de fonte de vídeo zoneplate, filtro color_vulkan, filtro bwdif_vulkan, filtro nlmeans_vulkan, filtro xfade_vulkan, filtro bwdif_cuda, filtros scale_vt e transpose_vt para VideoToolbox, bem como filtros de áudio apsnr e asisdr.

Além disso, o FFmpeg 6.1 adiciona filtros de fluxo de bits para edição de metadados em fluxos VVC e para conversão de VVC de MP4 para Anexo B. Além disso, o suporte de comando foi adicionado nos filtros setpts e asetpts

Entre outras mudanças dignas de nota, o FFmpeg 6.1 descontinua a opção de linha de comando -top em favor do filtro setfield, altera o esquema de saída XML do ffprobe para levar em conta vários elementos de campos variáveis ​​dentro do mesmo elemento pai, adiciona uma nova linha de comando -readrate_initial_burst opção e torna a opção ffprobe -output_format um alias de -of.

Por fim, o FFmpeg 6.1 está disponível para download agora no site oficial e inclui vários componentes atualizados como libavutil 58.29.100, libavcodec 60.31.102, libavformat 60.16.100, libavdevice 60.3.100, libavfilter 9.12.100, libswscale 7.5.100, libswresample 4.12 .100 e libpostproc 57.3.100.

O próximo grande lançamento do FFmpeg será a versão 7.0, com lançamento previsto para fevereiro de 2024.

Para saber mais sobre o FFmpeg 6.1, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do FFmpeg nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o framework multimídia FFmpeg no Linux via Snap
Como instalar a versão mais recente do FFmpeg no Linux Debian, Ubuntu e Fedora
Como codificar vídeo H.265 usando FFmpeg no Linux (4K e 8K)

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.