FFmpeg 7 lançado com novos recursos, decodificadores e filtros

O projeto FFmpeg lançou o FFmpeg 7 com novos recursos, decodificadores e filtros. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

FFmpeg é uma ferramenta muito poderosa com a qual podemos realizar muitas tarefas relacionadas a vídeo e áudio, e que também permite gravar a tela do nosso PC.

O software é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.

Agora, o projeto FFmpeg lançou uma nova versão principal de seu framework multimídia que é usado por vários jogos e aplicativos, o FFmpeg 6.1.

Novidades do FFmpeg 7

FFmpeg 7 lançado com novos recursos, decodificadores e filtros
FFmpeg 7 lançado com novos recursos, decodificadores e filtros

Cerca de cinco meses após o lançamento do FFmpeg 6.1, a estrutura multimídia de código aberto FFmpeg 7.0 foi lançada recentemente como uma atualização importante que traz novos recursos, novos decodificadores, novos filtros e muitas outras mudanças.

Os destaques do FFmpeg 7.0 incluem suporte ao perfil Dolby Vision 10 em AV1, suporte para imagens estáticas HEIF/AVIF e imagens estáticas lado a lado, suporte para PacketTypeMetadata de PacketType em formato FLV aprimorado, D3D12VA acelerado por hardware H264, HEVC, VP9, AV1, MPEG-2 e Decodificação VC1 e importantes otimizações AArch64 para HEVC.

Outra novidade é o suporte para metadados do Ambient Viewing Environment em MP4/ISOBMFF, decodificação EVC usando a biblioteca externa libxevd, codificação EVC usando a biblioteca externa libxeve, bem como suporte para desmultiplexação paralela, decodificação, filtragem, codificação e muxing no comando ffmpeg. interface de linha (CLI).

Além disso, o FFmpeg 7.0 adiciona suporte para o formato AFGS1 (AOMedia Film Grain Synthesis 1), introduz otimizações LoongArch para decodificação HEVC, bem como otimizações RISC-V para AAC, FLAC, JPEG-2000, LPC, RV4.0, SVQ, VC1, VP8 e outros formatos, e adiciona suporte IAMF dentro de MP4/ISOBMFF.

Esta versão também permite que o dispositivo gdigrab capture uma janela usando a sintaxe hwnd=HANDLER, introduz a função randomi() em expressões, atualiza a opção ffmpeg -bsf para ser usada tanto para entrada quanto para saída, adiciona suporte ao protocolo URIs de conteúdo Android e adiciona suporte à decodificação acelerada por hardware ffplay, que depende de um renderizador Vulkan por meio da biblioteca libplacebo.

O suporte à passagem de metadados HDR10 também foi adicionado no FFmpeg 7.0 ao codificar com libx264, libx265 e libsvtav1, junto com um codificador DXV DXT1, um decodificador LEAD MCMP, um decodificador QOA, um decodificador VVC experimental, uma fonte qrencodesrc e ffmpeg CLI decodificadores de loopback.

Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão altera o método de controle de taxa de bits padrão de VBR para CQP para codificadores QSV, adiciona uma opção -show_stream_groups ao comando ffprobe, atualiza o comando ffprobe -export_side_data film_grain para também imprimir metadados de granulação de filme, atualiza todas as opções CLI do ffmpeg para ser usado como -/opt , que é equivalente a -opt >, e remove as opções obsoletas da CLI -psnr e -map_channel ffmpeg.

Como esperado, novos filtros estão presentes nesta versão, incluindo um filtro showinfo bitstream, filtro fsync, filtro tiltandshift, filtro quirc, filtro aap, filtro dnn (usando backend libtorch) e filtro qrencode.

Novos muxers e desmultiplicadores também estão incluídos no FFmpeg 7.0, como um demuxer de DVD-Video (desenvolvido por libdvdnav e libdvdread), um demuxer QOA, um demuxer e muxer bruto IAMF, um muxer de legenda fechada RCWT (Raw Captions with Time) e um muxer AEA.

Nos bastidores, o FFmpeg agora requer um compilador compatível com C11. Os desenvolvedores observam o fato de que esse requisito será transferido para C17 em versões futuras, portanto, eles incentivam os integradores de sistemas a considerarem a atualização de seus ambientes de construção caso não tenham suporte para C17.

Para saber mais sobre o FFmpeg 7, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do FFmpeg nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o framework multimídia FFmpeg no Linux via Snap
Como instalar a versão mais recente do FFmpeg no Linux Debian, Ubuntu e Fedora
Como codificar vídeo H.265 usando FFmpeg no Linux (4K e 8K)

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.