Firefox 106 beta lançado com recursos de anotação em PDF

Agora que o Firefox 105 foi lançado, o Firefox 106 entrou em beta. Confira essa e outras novidades que virão nessa futura versão.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, com o lançamento do Firefox 105, os desenvolvedores da Mozilla estão agora concentrando seus esforços no próximo lançamento, Firefox 106, que foi promovido ao canal beta no início desta semana para testes beta públicos.

Novidades do Firefox 106 beta

Firefox 106 beta lançado com recursos de anotação em PDF
Firefox 106 beta lançado com recursos de anotação em PDF

Firefox 106 beta não é uma atualização massiva para o navegador web de código aberto e multiplataforma, mas trará algumas mudanças interessantes para quem lida muito com documentos PDF, como recursos de anotação no visualizador de PDF integrado para permitir que você escreva texto, desenhe ou adicione assinaturas a arquivos PDF.

Esse recurso foi implementado em versões anteriores do Firefox, mas não estava habilitado por padrão, o que significa que você tinha que habilitá-lo manualmente nas configurações about:config definindo a variável pdfjs.annotationEditorMode de -1 a 0.

Com o Firefox 106 versão, os recursos de anotação em PDF serão ativados por padrão.

Além disso, a próxima versão do Firefox 106 promete grandes melhorias nos recursos do WebRTC, que serão baseados na biblioteca libwebrtc v103.

Isso melhora o compartilhamento de tela do Windows e Wayland, melhora o desempenho e a confiabilidade do RTP, oferece estatísticas mais ricas e reduz o uso da CPU e aumenta as taxas de quadros no macOS durante a captura de tela WebRTC.

Outra coisa que notei é uma nova tela de boas-vindas para aqueles que experimentam o Firefox pela primeira vez, ajudando-os a configurar o navegador de código aberto como quiserem, definindo-o como o navegador padrão, importando itens de uma instalação antiga ou outro navegador, escolhendo um esquema de cores padrão e instalando o Firefox em um dispositivo móvel.

Durante o estágio alfa (noturno) de desenvolvimento, o lançamento do Firefox 106 ofereceu a capacidade de armazenar em cache todas as informações de acessibilidade de todos os documentos no processo principal do Firefox em uma tentativa de melhorar o desempenho de leitores de tela e outros aplicativos que usam APIs de acessibilidade.

A versão final do Firefox 106 está agendada para 18 de outubro de 2022. Até lá, se você deseja obter o navegador Firefox 104 para um teste, você pode baixar a versão beta para sistemas Linux de 32 ou 64 bits agora mesmo do site oficial.

Ou use isso:
Como instalar o Firefox Beta no Linux manualmente
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, não um produto final, portanto, não a use para nenhum trabalho de produção!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.