Firefox 111 já está disponível para download

E o Firefox 111 já está disponível para download, antes do lançamento. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 111 já está disponível para download para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, macOS e Windows, antes do lançamento oficial em 14 de março de 2023.

Firefox 111 já está disponível para download

Firefox 111 já está disponível para download
Firefox 111 já está disponível para download

O Firefox 111 apresenta a capacidade de os usuários do Firefox Relay optarem por criar máscaras de e-mail do Relay diretamente do gerenciador de credenciais do Firefox.

A Mozilla alerta para o fato de que os usuários do Firefox Relay devem estar conectados com sua conta Firefox para que esse novo recurso funcione.

Esta versão também adiciona duas novas localidades, Friulian (fur) e Sardinian (sc), adiciona suporte para o atributo rel em elementos de formulário para especificar a relação entre o destino do formulário e o documento atual de uma maneira muito mais simples e entre navegadores, e habilita o acesso ao sistema de arquivos privados de origem (OPFS) para permitir que aplicativos da Web armazenem e recuperem dados de e para o sistema de arquivos em uma caixa de proteção.

E para desenvolvedores Web, o Firefox 111 traz suporte para o atributo global autocapitalize por padrão, suporte para o atributo global translate e adiciona suporte para RTCInboundRtpStreamStats.trackIdentifier para permitir que os desenvolvedores associem estatísticas de rtp de entrada a uma faixa específica ao usar o RTCPeerConnection.getStats( ) função.

Além disso, ele também adiciona suporte para as funções de cores CSS color(), lab(), lch(), oklab() e oklch(), que podem ser ativadas por meio da preferência layout.css.more_color_4.enabled, bem como suporte para os valores context-stroke e context-fill dentro dos elementos .

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 108 nos próximos dias, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.