Firefox 114 já está disponível para download

E o Firefox 114 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 114 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.

Firefox 114 já está disponível para download

Firefox 114 já está disponível para download
Firefox 114 já está disponível para download

Os destaques do Firefox 114 incluem um recurso renovado de DNS sobre HTTPS que foi implementado em Configurações > Privacidade e segurança e está ativado por padrão.

Agora ele oferece três camadas de proteção: proteção padrão, proteção aumentada e proteção máxima.

“Proteção padrão” é a configuração padrão, permitindo que o Firefox decida quando usar DNS seguro para proteger sua privacidade.

No entanto, para maior segurança, você pode ativar a opção “Proteção aumentada”, que permite controlar quando usar DNS seguro, bem como escolher seu provedor favorito entre Cloudflare ou NextDNS, ou a opção “Proteção máxima”, que diz ao Firefox para sempre usar DNS seguro sobre HTTPS.

A opção “Max Protection” também adicionará um aviso de risco de segurança antes do uso do DNS do seu sistema e sempre avisa se o DNS seguro não estiver disponível, o que significa que os sites não carregarão ou terão funcionalidade mínima quando esta opção estiver habilitada.

Obviamente, você também pode desativar completamente o DNS sobre HTTPS se quiser usar seu resolvedor de DNS padrão e agora também é possível gerenciar exceções, no caso de querer usar DNS sobre HTTPS, mas não em determinados sites.

Outro novo recurso nesta versão é a habilitação do WebTransport por padrão para lidar com vários casos de uso que são difíceis ou impossíveis de lidar sem ele. É uma alternativa para WebSockets e é útil ao usar o Firefox para jogos e transmissões ao vivo.

A Mozilla diz que o WebTransport é construído sobre HTTP3 e que planeja adicionar suporte a HTTP2 em uma versão futura.

Por último, mas não menos importante, o Firefox 114 apresenta a capacidade de pesquisar favoritos diretamente no menu de favoritos, suporte para restringir pesquisas ao seu histórico de navegação local selecionando a opção “Histórico de pesquisa” nos botões do menu Histórico, Biblioteca ou Aplicativo, suporte para páginas de impressão que usam window.print() no Firefox para Android, bem como a capacidade de reordenar as extensões listadas no painel Extensões.

Para desenvolvedores da Web, esta versão suporta o argumento –-compressed para o recurso Copiar como cURL no painel Rede, melhora o Inspetor de Acessibilidade para reconhecer com precisão todas as funções ARIA, suporta a sintaxe CSS Cascading Level 4 support() para regras @import, suporta módulos ES em DedicatedWorker e SharedWorker, e suporta as constantes CSS infinity e NaN dentro da função calc().

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 114 nos próximos dias, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.