Firefox 115 lançado como a nova série ESR, com várias melhorias

E foi lançado o Firefox 115 como a nova série ESR, com várias melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Passou-se um pouco menos de um mês desde que o Firefox 90 chegou com o suporte a FTP completamente removido, e agora o Firefox 115 já está aqui com várias melhorias e correções de bugs.

Novidades do Firefox 115

Firefox 115 lançado como a nova série ESR, com várias melhorias
Firefox 115 lançado como a nova série ESR, com várias melhorias

O navegador Firefox 115 da Mozilla agora está disponível para download como a nova série ESR (Extended Support Release) que receberá atualizações por cerca de um ano com lançamentos pontuais regulares.

Além de ser a nova série ESR, que substituirá lentamente a série Firefox 102 ESR, o Firefox 115 está aqui para apresentar a decodificação de vídeo acelerada por hardware para GPUs Intel em sistemas Linux usando a interface de programação de aplicativos de código aberto API de aceleração de vídeo (VA-API) que permite que os aplicativos usem recursos de aceleração de vídeo por hardware.

Outro novo recurso interessante para usuários do Linux na versão 115 do Firefox é a capacidade de abrir links ou pesquisar texto que foi copiado em sua área de transferência clicando com o botão do meio no botão Nova guia.

Este é um recurso de produtividade, pois você não precisa mais abrir uma nova guia e colar o texto ou link copiado que deseja pesquisar/abrir.

Até agora, clicar com o botão do meio no botão Nova guia apenas abria uma nova guia vazia. Esse recurso já está disponível em outros navegadores da Web, como o Chromium, portanto, se você for um usuário do Chromium, se sentirá em casa com esse novo recurso no Firefox 115.

Falando sobre o Chromium, a nova versão do Firefox melhora o processo de migração de navegadores baseados no Chrome ao importar também seus métodos de pagamento salvos.

Além disso, o Firefox 115 atualiza e simplifica a interface do usuário para importar dados de outros navegadores da web.

Outras mudanças dignas de nota incluem suporte para desfazer e refazer texto em campos de senha, bem como fechar botões no menu suspenso do Gerenciador de guias para que você possa fechar as guias mais rapidamente sem precisar clicar com o botão direito do mouse em uma guia e escolher a opção “Fechar guia”.

Para desenvolvedores da Web, o Firefox 115 adiciona uma nova opção “Ocultar fontes listadas para ignorar” na árvore de fontes das Ferramentas do desenvolvedor para permitir que você ignore bibliotecas de terceiros usadas pelo Firefox durante a depuração, adiciona suporte para a propriedade CSS de composição de animação e adiciona a Função URL.canParse() para facilitar a verificação se as URLs são válidas e analisáveis.

Além disso, o editor integrado foi atualizado para se comportar de maneira semelhante a outros navegadores da Web com contenteditable e designMode ao dividir um nó e agora é possível para desenvolvedores de aplicativos WebRTC especificar um destino em milissegundos de mídia para o buffer de jitter manter .

Para usuários do Android, o Firefox 115 vem com um novo botão Pesquisar na barra de endereço que permite alternar facilmente entre os mecanismos de pesquisa, além de permitir que você pesquise seus favoritos e histórico de navegação.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Embora a Mozilla planeje anunciar oficialmente o lançamento do Firefox 115 em 4 de julho, os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.