Firefox 124 já está disponível para download

E o Firefox 124 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 124 já está disponível para download, antes de seu lançamento oficial em 19 de março de 2024.

Firefox 124 já está disponível para download

Firefox 124 já está disponível para download
Firefox 124 já está disponível para download

Mozilla Firefox 124 parece uma pequena atualização que apenas atualiza o modo Caret Browsing para funcionar também no visualizador de PDF e adiciona suporte para a API Screen Wake Lock para evitar que os dispositivos escureçam ou bloqueiem a tela quando um aplicativo precisa continuar em execução.

Esta versão também adiciona suporte para o uso de HTTP(S) e URLs relativos ao criar WebSockets, bem como suporte para o método estático AbortSignal: any(), que recebe um iterável de sinais de aborto e retorna um AbortSignal (mais detalhes estão disponíveis aqui) .

Para usuários do Android, o Firefox 124 habilita o recurso Pull to Refresh, que agora está mais robusto do que nunca, por padrão e adiciona suporte para a API de arrastar e soltar HTML ao usar um mouse, que aceita texto simples ou texto HTML pela operação de soltar do aplicativos externos.

Para usuários do macOS, esta versão usa a API de tela inteira para todos os tipos de janelas de tela inteira, prometendo uma melhor correspondência com a experiência de usuário esperada do macOS para espaços de tela inteira, a barra de menus e o Dock.

Se quiser desabilitar esse recurso, você precisará definir a preferência full-screen-api.macos-native-full-screen como false em about:config.

Durante o teste beta público, o Firefox 124 também ofereceu o tão aguardado recurso Cookie Banner Blocker, que instrui o Firefox a recusar automaticamente banners de cookies para você, e o recurso Ações Rápidas, que permite executar rapidamente várias ações na barra de endereço.

No entanto, esses recursos estavam disponíveis até a sexta versão beta e não estão presentes na versão final.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox

Os binários estão disponíveis para download nesse endereço, se você quiser experimentá-lo em seu computador pessoal.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.