Firefox 87 já está disponível para download com melhorias

Mozilla Firefox 87 já está disponível para download
Mozilla Firefox 87 já está disponível para download

E o Firefox 87 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o navegador Mozilla Firefox 87 já está disponível para download para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, macOS e Windows.

Novidades do Firefox 87 que já está disponível para download

Mozilla Firefox 87 já está disponível para download

O Firefox 87 é aparentemente um pequeno lançamento que apenas melhora a funcionalidade “Localizar na página” para exibir marcas que correspondem à posição das correspondências encontradas ao lado da barra de rolagem, simplifica muito o desenvolvedor da Web e o menu Ajuda removendo alguns itens redundantes.

O Firefox 87 também remove alguns itens redundantes do botão Biblioteca, que a Mozilla considerou não serem usados ​​com tanta frequência pelos usuários ou que podem ser acessados ​​de outras partes do navegador da web.

Em outras notícias, o Firefox 87 desativa a tecla Backspace de funcionar como um botão “Voltar” nos sistemas macOS e Windows para evitar a perda de dados do usuário ao preencher formulários.

Esta funcionalidade já estava desabilitada em sistemas Linux e a Mozilla recomenda usar o atalho de teclado Alt + seta para a esquerda.

Esta versão também deveria habilitar AVIF (AV1 Image File Format) por padrão, o que, por algum motivo, isso não aconteceu. Esperançosamente, o próximo lançamento do Firefox finalmente habilitará o suporte AVIF por padrão no Linux.

Claro, você sempre pode habilitá-lo manualmente definindo a opção image.avif.enabled em about: config como true.

A Mozilla anunciará oficialmente o navegador Firefox 87 amanhã, 23 de março de 2021, para todas as plataformas suportadas, mas se você quiser baixar os binários para sistemas de 32 ou 64 bits, como um Snap para sistemas Linux com suporte a pacotes Snap do Ubuntu, ou como um tarball de origem, você pode fazer isso agora mesmo a partir dos servidores FTP da Mozilla.

Com instalar o Firefox

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile